Início Instituição de Ensino Superior Acadêmicos do UniSALESIANO Araçatuba desenvolvem aplicativo para público infantil

Acadêmicos do UniSALESIANO Araçatuba desenvolvem aplicativo para público infantil

361
0
Foto: Reprodução internet

No mundo da tecnologia, a aprendizagem nunca foi tão envolvente e acessível, especialmente quando se trata do novo aplicativo “Fora Dengue”. Desenvolvido como parte do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, esse software inovador não só oferece uma abordagem lúdica, mas também aborda uma questão crucial: o combate à dengue.

E o melhor de tudo é que o aplicativo é gratuito e está disponível para download imediato, através desse link: https://mega.nz/file/l4Nh0aQL#8J9xc2M5u1IqmguIRP_65-f3WTwFuwfL7zIqijXxLRs, que deve ser copiado e colado no navegador do celular.

Coordenadora do Curso de TDS, Profª. Maria Bicharelli, explica que, desde o primeiro semestre, os alunos deste curso têm a oportunidade única de mergulhar em um trabalho interdisciplinar que visa proporcionar uma visão abrangente do ciclo de desenvolvimento de software.

Sob sua orientação e dos docentes Lucilena de Lima e Sérgio Luiz Tonsig, os acadêmicos do 1º termo são introduzidos à lógica de programação e, posteriormente, são desafiados a transformar esses conceitos em aplicativos reais.

“O aplicativo ‘Fora Dengue’ é um dos produtos desse processo educacional inovador. Destinado ao público infantil, ele combina entretenimento com educação, oferecendo informações sobre como eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, com instalação simples e rápida”, explicou.

Para os usuários de dispositivos Android, basta escolher a opção de download no link fornecido ou escanear o QR Code correspondente. Uma vez baixado o arquivo APK, a instalação é tão fácil quanto um clique. Alternativamente, os interessados podem acessar o navegador em seus dispositivos móveis, inserir o link de download e confirmar a solicitação de download.

LÚDICO

Além de oferecer uma solução para um problema atual, o aplicativo promove a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades lógicas de forma lúdica. Com elementos sonoros e uma interface visualmente cativante, ele congrega a maioria dos aspectos lógicos necessários para manter o público infantil motivado e engajado.

“Estamos comprometidos em proporcionar uma educação transdisciplinar que não só prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho, mas também os capacita a enfrentar questões sociais importantes”, afirma a coordenadora, ao ressaltar que o sucesso do aplicativo ‘Fora Dengue’ é um testemunho do potencial transformador dessa abordagem educacional inovadora.

“Com esse aplicativo, o aprendizado é tão fácil quanto um clique. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa revolução educacional. Baixe agora e junte-se à luta contra a dengue enquanto se diverte.”

Por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, ressaltou que essa iniciativa mostra o compromisso dos acadêmicos com a sociedade, demonstrando preocupação genuína com a comunidade e, especialmente, com as crianças, que representam o futuro.

“Ao compartilhar suas ideias com os professores e docentes, os alunos não apenas mostram o cumprimento da nossa missão institucional, que é cuidar do próximo, mas também destacam o verdadeiro propósito de uma Instituição de Ensino Superior: a melhoria contínua da vida das pessoas e a preservação da saúde coletiva”, comentou, ao destacar a relevância de notar que as crianças, ao absorverem os conhecimentos sobre prevenção da dengue por meio desse aplicativo, se tornam agentes multiplicadores dentro de seus lares, ampliando ainda mais a disseminação das informações e fortalecendo a proteção da comunidade.