Início Artigo A “nova primavera” à espera da Associação dos Salesianos Cooperadores

A “nova primavera” à espera da Associação dos Salesianos Cooperadores

62
0

(ANS – Turim)– Para a festa de Maria Auxiliadora, os principais dirigentes e animadores da Associação dos Cooperadores Salesianos (SSCC) compartilharam mensagens para indicar os caminhos a seguir. “É hora de pensar em um novo perfil de Salesiano Cooperador … Liberemos toda a nossa criatividade salesiana” é o convite do Coordenador mundial, Antonio Boccia. «Sois ‘Salesianos no mundo’ segundo a intuição originária de Dom Bosco, que quer que sejais colaboradores apaixonados de Deus nas nossas grandes opções missionárias salesianas: empenho pelo bem-estar dos jovens, da família, do ambiente social e político pelo Sistema Preventivo ”, ecoaram os delegados mundiais do SSCC dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, respectivamente. Dominic Nguyen Duc Nam e a irmã Lucrecia Uribe.

“São claramente visíveis s mudanças pelas quais a sociedade contemporânea passou rapidamente nestes últimos tempos. Estas dificuldades devem representar também oportunidades de crescimento para todos do ponto de vista pessoal e para toda a Associação, na medida em que possamos reavivar a rede de relações que ‘adormeceram’ neste período”, começa o Sr. Boccia.

Em seguida, continua: “Teremos de partilhar experiências, sensibilizar para que a Associação, além do Centro local, tem uma dimensão provincial, regional, global para dar tranquilidade, confiança e aumentar o sentimento de pertença. É hora de pensar em um novo perfil do Salesiano Cooperador.

Não podemos deixar de levar em conta que esses momentos estão influenciando fortemente nossa vida pessoal, profissional, familiar e associativa. Imagino um Salesiano Cooperador mais atento ao bem comum, presente e comprometido no âmbito social, com particular atenção aos pobres, às famílias e aos jovens. Que se volte a assumir a especificidade do salesiano como educador. Você se torna um portador de entusiasmo e vitalidade na Igreja, crescendo na consciência de pertencer a uma Família Carismática.

Não devemos esperar o fim da emergência para ativar esses processos. Devemos ser protagonistas na construção da “Amizade Social” que o Papa Francisco nos indica como futuro, se queremos viver em um mundo mais atento às necessidades dos outros.

Perceber ser “o bom samaritano” a partir de situações de real necessidade, privilegiando os âmbitos da nossa missão. Neste momento de dificuldade de encontro, muitos se empenharam explorando as novas tecnologias da comunicação para manter vivas as relações com o maior número de Cooperadores Salesianos.

São sinais tangíveis de que já começou uma NOVA PRIMAVERA para a Associação dos Salesianos Cooperadores e para toda a Família Salesiana. Liberemos toda a nossa criatividade salesiana. Tornamo-nos líderes ativando processos de relações inclusivas que valorizam todos os Salesianos Cooperadores e os demais Grupos da Família Salesiana que estão próximos de nós. Educamos na solidariedade econômica como ferramenta de crescimento pessoal que fortalece nosso sentimento de pertença.

Uma mudança histórica está acontecendo em todo o mundo, não vamos nos assustar com as mudanças repentinas, mas vamos viver como protagonistas semeando esperança. Temos Nossa Senhora de Dom Bosco que não nos deixa sozinhos para enfrentar estes tempos ”.

Por sua vez, os Delegados SDB e FMA acrescentaram: “Como Família, estamos felizes por poder celebrar juntos o aniversário da nossa Associação, tão cara a Dom Bosco. Nesta ocasião, nós dois, Delegados Mundiais, com duas vozes, mas com os mesmos sentimentos, queremos enviar uma saudação comum a cada Conselheiro Regional e, através de cada um deles, queremos chegar a cada um dos 30.000 membros da Associação.

Embora cumpramos esta missão há pouco tempo, ambos pudemos ver a identidade profunda e reconhecer o grande compromisso apostólico que a Associação está assumindo. Com efeito, é através de ti que o carisma salesiano se torna mais evidente, mais contagiante, mais dinâmico e atual.

Identificamos em você alguns traços que estão presentes em todas as regiões:

– Vocês são ricos de humanidade, elemento típico do humanismo de São Francisco de Sales, que os ajuda a ter uma visão positiva de vocês mesmos, do mundo e da Igreja. Bem sabemos que você está tentando viver plenamente a arte de ver Deus em tudo e contemplá-lo com os olhos de Deus.

– Vocês vivem com alegria a sua vocação batismal, testemunhando um imenso amor pela Igreja, participando com alegria e responsabilidade como verdadeiros filhos nas várias atividades paroquiais. Todos os dias têm a oportunidade de renovar a sua vocação, dom do Espírito, de participar como verdadeiros discípulos de Jesus, inserindo-se nas realidades temporais com uma clara identidade carismática.

– Vocês são ‘Salesianos no mundo’ segundo a intuição original de Dom Bosco, que quer que sejam colaboradores apaixonados de Deus nas nossas grandes opções para a missão salesiana: o empenho pelo bem-estar dos jovens, da família, do social e ambiente político através do Sistema Preventivo Salesiano. Por isso, os convidamos a realizar esta missão apostólica com espírito salesiano, nas circunstâncias em que cada um de vocês vive.

A Associação nasceu no mês dedicado a Maria Auxiliadora. Sempre presente na vida de Dom Bosco como Mestra e Guia para encontrar e cumprir a vontade de Deus, que Nossa Senhora seja luz e força no caminho para respostas concretas às necessidades pastorais e educativas do tempo presente.

Com o Reitor-Mor e com toda a Família Salesiana, queremos expressar o nosso afeto por cada um de vocês, um afeto que queremos transformar em serviço humilde e alegre”.