Início Comunicação Social Salesianos se despedem de Mestre Aniceto Zonta

Salesianos se despedem de Mestre Aniceto Zonta

154
0

“Com profundo sentimento de pesar, mas com o coração confortado em Cristo ressuscitado, comunico o falecimento do nosso querido irmão, Mestre Aniceto Zonta. Haverá a santa missa de corpo presente às 15h, em Primavera do Leste, na Paróquia Nossa Senhora da Salete. Em seguida será realizado o sepultamento em Sangradouro”, escreveu na manhã desta segunda-feira (20/03) o vigário inspetorial, P. Elias Roberto.

Mestre Aniceto Zonta, nasceu em 17 de janeiro de 1929 na cidade de Ascurra, em Santa Catarina. Estava com 94 anos de idade. Entrou na casa salesiana de Ascurra em fevereiro de 1941, fez o noviciado em Pindamonhangaba (SP) em 1946 e fez a primeira profissão religiosa em 31 de janeiro de 1947. Tinha, portanto, 76 anos de vida religiosa. Sua origem é na Inspetoria Salesiana de Porto Alegre mas, em 1949, pediu para ser missionário na Missão Salesiana de Mato Grosso, aonde chegou naquele mesmo ano. Fez a profissão perpétua em Campo Grande, em 1952.

Passou a maior parte de sua vida entre os indígenas, especialmente na Missão de Sangradouro, onde será sepultado. Foi um exímio motorista de caminhão, percorrendo estradas precárias na região das missões, sem nunca ter sofrido um acidente. Também trabalhou como agricultor, mestre em sapataria, factotum e cuidador dos idosos. Tinha um apreço especial também pela presença salesiana de Poxoréu. Nos últimos anos, viveu entre os salesianos da Comunidade São João Paulo II, em Primavera do Leste (MT).