Início Comunicação Social Salesianos da Região América Cone Sul se reúnem para a Visita de...

Salesianos da Região América Cone Sul se reúnem para a Visita de Conjunto com o Reitor-Mor

89
0

Buenos Aires sedia, a partir de hoje (21/03) até a próxima sexta-feira (24/03) a Visita de Conjunto do Reitor-mor à Região América Cone Sul. P. Ángel Fernández Artime, já se encontra na Argentina para participar da peregrinação a Viedma, em homenagem a Santo Artêmides Zatti, e contará com a participação de outros sete membros do Conselho Geral e de mais 82 Coirmãos que ocupam cargos de responsabilidade na animação e no governo da Obra salesiana na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A Visita de Conjunto é um instrumento de animação do Reitor-Mor e Conselho Geral. Foi criada e desenvolvida por iniciativa dos Reitores-Mores, desde o tempo do P. Luís Ricceri, VI Sucessor de Dom Bosco. Não é estabelecida pelas Constituições e Regulamentos, mas é uma iniciativa que se tornou parte da prática salesiana, para promover “a unidade da Congregação como fruto da comunhão e da fidelidade carismática” (CG25, 88).

Por meio dela, os membros do Conselho Geral da Congregação Salesiana avaliam os avanços nas diversas realidades regionais salesianas e garantem, de acordo com as diversas especificidades, a convergência e a unidade. Esta é a segunda das sete Visitas de Conjunto previstas para 2023, a meio caminho do segundo sexênio da Reitoria do P. Ángel Fernández Artime.

Participarão da Visita de Conjunto o Reitor-Mor, seu Vigário, os Conselheiros de Setor e o Conselheiro Regional, P. Héctor Gabriel Romero, que se reúnem com os Superiores das diversas Inspetorias da Região – Argentina Norte (ARN), Argentina Sul (ARS), Chile (CIL), Brasil-Belo Horizonte (BBH), Brasil-Campo Grande (BCG), Brasil-Manaus (BMA), Brasil-Porto Alegre (BPA), Brasil-Recife (BRE), Brasil-São Paulo (BSP), Uruguai (URU) e Paraguai (PAR) – e os membros de seus Conselhos Inspetoriais.

Também estarão presentes, representantes das sedes e realidades de grande importância no contexto salesiano regional, além de Personalidades externas à Congregação que possam oferecer pontos de vista e contribuições de autoridade.

A Visita de Conjunto que hoje se inicia ocorre seis anos após a Visita de Conjunto anterior à região (em Assunção, Paraguai, em março de 2017).

Tem como objetivo, em primeiro lugar, avaliar o grau de implementação das linhas-guia programáticas entregues pelo Reitor-Mor no final do Capítulo Geral 28, e refletir sobre as estatísticas dos salesianos, a fim de traçar caminhos para o futuro da missão salesiana na Região.

Os trabalhos ordinários preveem quatro sessões diárias, com palestras e debates em grupos, sobre temas como identidade consagrada salesiana, trabalho conjunto entre salesianos e leigos, e a pastoral – vocacional e missionária. Haverá também momentos de trabalho reservados a cada Inspetoria, assim como momentos informais de partilha e de espiritualidade. Além disso, na quinta-feira, 23 de março, os participantes sairão em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Luján (em Luján).

Após atento exame e encontros com as diversas Equipes, o Reitor-Mor, com seus Conselheiros, exporá, se as houver, as necessárias e finais observações.

Com informações: ANS