Início Comunicação Social Padre Luigi Favero celebra 50 anos de Ordenação Sacerdotal

Padre Luigi Favero celebra 50 anos de Ordenação Sacerdotal

163
0

A Capela do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande (MS) foi cenário de uma bonita celebração na noite de ontem, terça-feira, 18 de abril. Salesianos, comunidade local e amigos se reuniram para a missa em Ação de Graças pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Luigi Favero, atual ecônomo da Comunidade São João Bosco. 

Guiados pelo lema de ordenação: “Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz”, trecho da famosa oração de São Francisco de Assis, a noite foi repleta de recordações que marcam a trajetória de vida e vocação sacerdotal do Padre Luigi. 

Padre Luigi presidiu a Santa Missa e recebeu como concelebrantes alguns irmãos de congregação e amigos de vocação, dentre eles: o Inspetor, P. Ricardo Carlos, o diretor do Colégio, P. Wagner Galvão, o diretor do Instituto São Vicente, P. Ademir Lima, e o P. João Neto, atual reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora de Corumbá (MS), que foi o comentarista da celebração.

Padre Luigi Favero nasceu em 1944 na cidade de Caselle, próximo a Veneza, na Itália. De família numerosa, é o décimo segundo dos treze filhos de Giovanni Favero e Antonietta Gaiani. Ingressou na formação salesiana de Bagnolo, na região de Piemonte, aos 11 anos de idade. 

Missionário, chegou ao Brasil no ano de 1966 para trabalhar como assistente e professor no Seminário Cristo Rei, que atende todas as dioceses do Estado de Mato Grosso. Foi ordenado sacerdote da Igreja em 18 de abril de 1973, aos 28 anos de idade. 

No início da celebração eucarística, P. Wagner Galvão acolheu a comunidade presente expressando a alegria em recebê-la para comemorar os 50 anos de sacerdócio a serviço do povo de Deus.

Na Liturgia da Palavra, P. Ademir Lima fez a proclamação do capítulo dez do Evangelho de São João, mais conhecido como a parábola do Bom Pastor. A homilia foi conduzida a fim de apresentar a imagem do bom pastor de ovelhas e de reconhecer nela a história de entrega de vida do Padre Luigi que, à imagem de Cristo, ofertou-se a viver o sacerdócio por amor e em favor dos mais necessitados, como nos versículos 15 e 18 do texto bíblico: “Eu dou a minha vida por minhas ovelhas” e “Ninguém tira a minha vida, Eu a dou por mim mesmo”.

“Quero agradecer a Deus pelo dom da sua vida e da sua vocação […] As leituras dizem muito sobre você e sobre a sua caminhada vocacional. […] Nas nossas Constituições a referência do modelo de Salesiano tem de se assemelhar ao coração do Bom Pastor. E é verdade, pois é necessário que o Bom Pastor tenha seu cajado na mão, que representa sua autoridade. No entanto, também é verdade o carinho com que o Bom Pastor guia as ovelhas para conduzi-las a boas pastagens. O senhor, nesses longos anos de vida sacerdotal, tem sido esta imagem de bom pastor. Sua vida se torna expressiva nesta imagem do Bom Pastor”, disse P. Ademir.  

Em nome dos Salesianos, P. Ademir falou sobre a inspiração que a vida de P. Luigi Favero gera nos irmãos. “A nós, Salesianos, ao ver um irmão completar 50 anos de vida sacerdotal, o que mais inspira é a sua autoridade espiritual. Uma pessoa com essa experiência tem autoridade espiritual, é um pastor que conduziu e que continua a conduzir. […] Que o senhor continue encontrando esse Deus que te faz conduzir tantas ovelhas. Saiba que o senhor está sempre nos nossos corações e nas nossas orações. Hoje, nós não celebramos o fim. Nós reconhecemos o começo e celebramos a continuidade do seu ministério”, finaliza. 

Para o momento do ofertório, foram apresentados objetos que marcam a vocação de P. Luigi: a estola sacerdotal usada em sua primeira missa e o cálice recebido no dia de sua Ordenação Presbiteral. 

Após a celebração eucarística, Padre Luigi seguiu sendo homenageado pelas famílias presentes com flores e mensagens de gratidão, bem como pela turma de Pós-noviços do Instituto São Vicente, que o presenteou com uma bela imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, a quem P. Luigi tem muito amor e devoção. 

Ao final da celebração, P. Ricardo Carlos falou ao homenageado e à comunidade presente sobre as características marcantes da personalidade do P. Luigi, como o senso estético refinado, o coração caridoso e inclinado a quem mais precisa, o amor à liturgia e o cuidado especial com a formação catequética e cultural. “A nossa Inspetoria se orgulha muito com a vida do senhor, missionária, salesiana e presbiteral. Queremos celebrar mais 50 anos junto ao senhor. Que Deus o abençoe”, discursou. 

A noite de comemoração terminou com um jantar, reunindo amigos próximos, irmãos de congregação e comunidade local. 

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT