Início Comunicação Social Vice inspetor apresenta a nova edição de “Animação e governo da comunidade...

Vice inspetor apresenta a nova edição de “Animação e governo da comunidade – o serviço do diretor salesiano” aos diretores da MSMT

56
0

Nesta semana, o vice inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Elias Roberto, está percorrendo as presenças de Rondonópolis e Primavera do Leste para explicar a nova edição do livro “O Diretor Salesiano”, que é uma revisão do antigo “Manual do Diretor”, feita por um pedido explícito do CG27 (CG27  69), agora com o título “Animação e governo da comunidade – o serviço do diretor salesiano”. Nas próximas semanas, ele deverá visitar as demais presenças salesianas no Estado de Mato Grosso, inclusive as Missões Indígenas, para continuar o trabalho, começando por Cuiabá e Cáceres já neste final de semana. “Neste primeiro momento irei apresentar apenas a primeira parte do livro, que trata da identidade consagrada salesiana. Será um trabalho extenso, mas muito necessário, atendendo ao pedido da Congregação”, revela o vice inspetor.

A última versão do ‘manual’ foi publicada em 1986, como revisão de um texto precedente, solicitado ainda no CG21. Antes dele, o manual mais antigo é ainda dos tempos do P. Paulo Albera. A origem dessa publicação é o texto “Lembranças Confidenciais aos Diretores”, escrita por Dom Bosco e entregue ao primeiro diretor salesiano, o jovem Padre Miguel Rua, quando foi enviado a Mirabello. O santo fundador dos salesianos conclui a edição de 1886 da seguinte forma: “Este é como um testamento que envio aos diretores das nossas casas. Se estes lembretes forem mantidos, morrerei tranquilo, certo de que a nossa Sociedade será sempre mais florescente diante dos homens e abençoada por Deus, e conseguirá o seu escopo, que é a maior glória de Deus e a salvação das almas”.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02