Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO recebe representantes da Igreja Ortodoxa Grega de Lins

UniSALESIANO recebe representantes da Igreja Ortodoxa Grega de Lins

62
0
P. Paulo presenteia os representantes da Igreja Ortodoxa com os livros comemorativos que celebram os 80 anos de presença Salesiana em Lins. Foto: Unisalesiano Lins

Na manhã da quarta-feira (26/07), o magnífico reitor do UniSALESIANO, P. Paulo Vendrame, recebeu a visita dos representantes da Igreja dos Gregos, P. Nectarios e Ir. Makrina. Os ilustres visitantes argentinos tiveram a oportunidade de conhecer o campus do UniSALESIANO-Lins, onde foram recebidos calorosamente.

Durante a visita, P. Paulo presenteou os representantes com os livros comemorativos que celebram os 80 anos de presença Salesiana em Lins. O gesto simboliza o reconhecimento da instituição acadêmica pela relevância da igreja na região.

No encontro, um dos assuntos centrais foi a preparação para a Festa de Nossa Senhora de Panaghia Tsambika, padroeira da Igreja dos Gregos, que acontecerá em setembro. O P. Nectarios e a Ir. Makrina vieram especialmente para conhecer as instalações disponibilizadas pelo P. Paulo, que gentilmente ofereceu hospedagem aos artistas da capital paulista que se apresentarão durante o evento.

Vale destacar que o Pe. Nectarios e a Ir. Makrina possuem laços familiares, sendo tia e sobrinho, e são responsáveis pela belíssima restauração interna da igreja, o que confere um significado ainda mais especial à visita.

A parceria entre a Igreja Ortodoxa Grega e o UniSALESIANO evidencia a importância do diálogo intercultural e das colaborações que enriquecem a comunidade local. A expectativa é de que essa união fortaleça os laços entre as instituições e promova a cultura e a tradição religiosa na região de Lins.

O templo dedicado à Panaghya (Santíssima Virgem de) Tsambika em Lins, conhecido popularmente como “Igreja dos Gregos”, é a representação mais fiel da passagem dos gregos (comunidade expressiva em seus tempos áureos) pela cidade, formando parte importante da história do município.

Primeiro templo da Igreja Ortodoxa Grega (Patriarcado Ecumênico de Constantinopla) construído no Estado de São Paulo é o terceiro templo dedicado à Panaghya Tsambika no mundo (os 2 primeiros estão na ilha de Rodes), o primeiro construído fora da Grécia (o 4º e mais recente foi construído na ilha de Chipre) e o único nas Américas. Com seus 159 ícones em estilo veneziano, a “Igreja dos Gregos” é a única expoente no Brasil da Grécia insular, mais precisamente do Dodecaneso. Tombada como Patrimônio Histórico do município em 2007, por suas características arquitetônicas e riqueza iconográfica, foi entregue à Prefeitura Municipal de Lins mediante contrato de comodato firmado em 2012 com a Arquidiocese de São Paulo e Todo o Brasil da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia. Neste mesmo ano o processo de restauração foi iniciado aos cuidados dos iconógrafos Greco-Melquita Católicos: Irmã Makrina e Rev. Hieromonge Nectarios. No final de 2017 foi firmado, entre a Prefeitura de Lins e a Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas, o atual convênio para restauração