Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO e Clube Atlético Linense formam parceria na preparação dos atletas para...

UniSALESIANO e Clube Atlético Linense formam parceria na preparação dos atletas para o Campeonato Paulista Série A2

O Linense estreia na competição nesta quarta-feira (17/01), às 18h30 contra o Velo Clube, de Rio Claro

27
0
Atletas do Linense realizaram testes físicos no Unisalesiano. Foto: Divulgação Unisalesiano

O Clube Atlético Linense – CAL e o UniSALESIANO firmaram uma parceria para 2024. O objetivo é aprimorar a saúde e o desempenho dos atletas durante a pré-temporada em preparação para o Campeonato Paulista Série A2. O torneio de futebol começou nesta quarta-feira (17/01). A colaboração entre o time de futebol local e Unisalesiano proporcionou uma oportunidade única de integração entre teoria e prática. Também enriquece o aprendizado dos estudantes e aprimorando as condições individuais de preparação dos jogadores.

Parceria estratégica para o desenvolvimento atlético

Para a instituição é uma oportunidade de realizar um trabalho real com um time profissional. Tal oportunidade agrega conhecimento e experiência aos alunos, que podem acompanhar o atendimento em alto desempenho no esporte. Para o CAL é uma forma de prestigiar a qualidade da instituição. Da mesma forma, oferece condições individualizadas de preparação de cada atleta, buscando o melhor para a competitividade do time.

As atividades aconteceram em dois dias no mês de dezembro. Na segunda-feira (04/12) os atletas passaram por uma análise da fisioterapia com os professores de Fisioterapia, Marco Aurélio Gabanela e Jonathan Telles. Também participaram os estagiários da Clínica de Avaliação Física do curso de Educação Física, que aferiram as medidas de gordura corporal.

Já na quinta-feira (07/12), o professor Osvaldo Tadeu realizou os testes físicos no campo de futebol, complexo esportivo do Centro Universitário. Na parte da manhã realizou o teste de resistência anaeróbia e na parte da tarde, o teste de VO2 máximo.

Benefícios Recíprocos

O diretor executivo do CAL, Vagner Silva considera a parceria extremamente importante pois as avaliações servem para detectar atletas com lesão ou início de lesão. Ele considera que isso vai somar muito para o clube no decorrer da competição. “Com essas atividades em conjunto os nomes do CAL e UniSALESIANO crescerão juntos”.

Os professores do UniSALESIANO conduziram de forma muito profissional e educativa cada avaliação e destacaram a importância dessa parceria. O professor Marco Aurélio reforçou os benefícios das avaliações ortopédicas na prevenção e tratamento com os atletas, antes, durante e depois da competição. “Essa formação com os alunos é um diferencial profissional, além de uma alegria em atendermos o CAL que é tão representativo na cidade”.

Já o prof. Jonathan Telles se atentou aos testes funcionais que demonstram as condições físicas do jogador. Esses testes servem para prevenir ou minimizar as lesões e dar longevidade ao atleta. “Essa é uma parceria incrível que todo mundo ganha, o clube, a instituição e os cursos. Tenho certeza que dará super certo”, declarou.

O Prof. Osvaldo Tadeu se mostrou muito animado com o trabalho de mensuração do desempenho físico. A atividade tem acompanhamento dos alunos que ganharam experiência no trabalho de medição da resistência anaeróbia, potência, índice de fatiga e a capacidade cardiorrespiratória dos atletas. “Isso é muito importante para o nosso município, pois mostra a força do esporte e do ensino em Lins”.