Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO dá treinamento aos profissionais de saúde de Araçatuba sobre uso de...

UniSALESIANO dá treinamento aos profissionais de saúde de Araçatuba sobre uso de EPIs

47
0

COE (Centro de Operações Emergenciais) de Araçatuba, que atua na criação de estratégias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, informou que o município poderá liberar, temporariamente, o Hospital Municipal (antigo Hospital da Mulher) para acolhimento de pacientes da Santa Casa que estão em fase de recuperação da Covid-19, com o objetivo de desocupar os leitos do hospital que é referência na região de Araçatuba para novos atendimentos.

Por conta disso, profissionais de saúde da rede municipal estão recebendo atualização da equipe do Curso de Medicina do UniSALESIANO em relação ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

O primeiro encontro ocorreu no dia 22 de abril, com a presença de 62 profissionais de saúde, dentre eles: enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

Responsável por ministrar o conteúdo teórico e prático, o infectologista e docente de Medicina, Prof. Igor Barcellos Precinoti, orientou o grupo sobre o uso adequado e seguro dos equipamentos (máscara, luva, touca, óculos, etc). “Todos têm que ter noções de segurança para poder participar desse enfrentamento. Esse momento foi de bastante valia, todos se mostraram bem interessados no assunto e preocupados com a situação”, disse o médico.

Vídeo

Além do conteúdo teórico e prático, os participantes, assim como a comunidade em geral, têm acesso a um vídeo sobre paramentação e desparamentação, que está disponível através do link.

A enfermeira Elisabete Cristina Neves elogiou a conduta do palestrante, principalmente por ter passado as informações com segurança e tranquilidade. “Estávamos bem ansiosos e assustados com essa situação da Covid-19, mas o doutor Igor conseguiu elucidar todos os pontos que precisávamos para ter a certeza de dar um atendimento correto ao paciente sem o perigo de contaminação”, disse.

Já o coordenador do curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, ressaltou a importância de o treinamento ter ocorrido em um ambiente aberto e com distanciamento entre os participantes. “Tomamos todas as medidas de segurança para realizar essa atualização que faz parte do cronograma de ações do UniSALESIANO no combate à pandemia do novo coronavírus. Nós, do curso de Medicina, também temos a responsabilidade de atuar de forma engajada, colaborando sempre com a comunidade”, ressaltou Poletto, ao lembrar que novos treinamentos serão feitos ao longo das próximas semanas, com o envolvimento de outros profissionais da saúde de Araçatuba.

Por sua vez, o médico Johannes Samuel de Almeida, que integra o COE de Araçatuba, explicou que o apoio do UniSALESIANO com essa capacitação sobre o uso de EPIs é primordial para preparar os profissionais para uma nova fase de trabalhos. Ele contou que, nesse momento, o município apresenta uma certa tranquilidade e tem conseguido absorver as demandas.

“Poderá haver a necessidade de alguns leitos de suporte, dos quais a gente vai utilizar o antigo Hospital da Mulher. Por isso a importância da preparação dos profissionais para que eles se habituem com os EPIs e com os procedimentos necessários aos atendimentos de pacientes com Covid-19”, concluiu.

https://www.youtube.com/watch?v=ALXUDeN9zH0&feature=youtu.be

Monique Bueno
Jornalista