Início Instituição de Ensino Superior UCDB empresta superfreezer para armazenar vacinas da Pfizer

UCDB empresta superfreezer para armazenar vacinas da Pfizer

32
0

Na corrida pela vacinação da população contra a Covid-19, uma nova opção fará parte da lista de imunizantes, a da Pfizer/BioNTech. Para armazená-la, a Prefeitura de Campo Grande solicitou o empréstimo de um dos três ultrafreezers da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), cuja temperatura atinge -86ºC que conservará o produto por um tempo maior nas condições exigidas pelos fabricantes. A entrega foi feita na tarde desta sexta-feira (30), no Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O primeiro lote da vacina chegou ao Brasil na quinta-feira (29). Com uma logística específica, os Estados e municípios estão se estruturarando para que a vacina seja mantida em temperatura muito baixa. A primeira indicação é que apenas as capitais imunizem a sua população devido à dificuldade de encontrar ultrafreezeres no interior.

“Quando aconteceu a inauguração do drive thru de vacinação no Parque Ayrton Senna, na Capital, a UCDB esteve presente acompanhando os acadêmicos de Enfermagem que auxiliam na imunização. Na ocasião, ofereci ao secretário José Mauro [Pinto de Castro Filho] nosso equipamento, que agora será encaminhado para algum polo da prefeitura”, detalhou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Na UCDB, o ultrafreezer armazena amostras biológicas e reagentes utilizadas nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Biotecnologia e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, como por exemplo células e material genético. Todo conteúdo foi remanejado para outro ultrafreezer, sem prejuízo às pesquisas científicas. O equipamento foi adquirido com recursos de um projeto de pesquisa aprovado pela FINEP.

No início da pandemia, em 2020, a UCDB já havia cedido importante equipamento para o Governo do Estado: o PCR em tempo real, que auxiliou o Lacen nos resultados de exames da população para saber se estavam ou não com o vírus da Covid-19. “Mais uma vez, estamos mostrando como as pesquisas estão à serviço de toda a comunidade. Nessa época em que as pessoas precisam se imunizar, a UCDB estende a mão à cidade de Campo Grande, cede esses aparelhos de alta tecnologia e a população se beneficia”, complementou Cristiano.

Silvia Tada

Assessoria de Comunicação – UCDB