Início Comunicação Social Salesianos completam 138 anos de presença no Brasil

Salesianos completam 138 anos de presença no Brasil

108
0

Em 1877, o bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco que enviasse salesianos para a sua diocese. Dom Lacerda conheceu os salesianos em 8 de dezembro de 1841, quando a primeira expedição missionária destinada à Argentina fez uma escala no porto do Rio de Janeiro. Dessa forma, a primeira terra americana em que os salesianos puseram os pés foi o Brasil.

Da Argentina, os salesianos passaram, no ano seguinte, ao Uruguai; tinham como inspetor o P. Luís Lasagna, a quem Dom Bosco havia encarregado de atender ao pedido de Dom Lacerda. Na ocasião, os salesianos preferiram abrir um instituto nas colinas do bairro Santa Rosa, em Niterói, e não no Rio de Janeiro, onde espalhava-se a febre amarela.

No dia 14 de julho de 1883, um sábado, o vapor Oreno, vindo do Uruguai, entrou na baía de Guanabara, às 13 horas. Eram sete salesianos, mais o P. Lasagna, que os chefiava. Acompanhados por amigos, um bonde especial levou-os ao bairro Santa Rosa. No início, foram grandes as dificuldades e oposições, mas a obra prosperou até os dias de hoje.

O ano de 1883 foi muito especial para o Brasil. No mesmo ano, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) tornou-se o primeiro município da América Latina a ter um serviço público de iluminação elétrica, inaugurado pelo imperador Dom Pedro II. E no Rio de Janeiro, precisamente na cidade de Niterói, chegavam os primeiros salesianos, enviados por Dom Bosco.

O Colégio Santa Rosa de Niterói foi a primeira obra salesiana instalada no Brasil. Hoje, os salesianos de Dom Bosco estão presentes em todos os Estados brasileiros em escolas, obras sociais, universidades, paróquias e missões indígenas, evangelizando as pessoas com o carisma salesiano.

Fontes:

     1. PAULA, Antônio Pacheco de. Salesianidade. Brasília: CISBRASIL – CIB, 2008

  1. Boletim Salesiano