Início Paróquias Salesianos celebram 80 anos de presença educativa em Lins (SP)

Salesianos celebram 80 anos de presença educativa em Lins (SP)

108
0

Em 18 de janeiro de 1942, o então Colégio Diocesano de Lins é assumido pelos Salesianos, a pedido de Dom Henrique Cesar Fernandes Mourão, SDB, Bispo diocesano de Cafelândia. Na ocasião, a Missão Salesiana de Mato Grosso assumiu a atividade da escola tendo, como diretor, o P. João Grainer.  Na Crônica da Casa, do ano de 1942, há a posse dos novos dirigentes do Ginásio Diocesano. Os jornais da época também relataram tal evento.

O Colégio Diocesano foi fundado em 1929 pelo cônego Durval de Gois. Seu primeiro nome foi “Colégio São Luiz”. Em 1940, já sob a direção do Bispado de Cafelândia, foi adquirido pelo Bispo Diocesano, Dom Henrique Mourão, passando a chamar-se Ginásio Diocesano de Lins. Para serem Diretores, Dom Henrique convidou o Pe. Osvaldo Vieira de Andrade, SDB, (1939-40) e Pe. José Nunes, SDB (1941-42), que souberam, com zelo e dinamismo, dirigi-lo. No entanto, só em 1942 a escola foi entregue à Missão Salesiana de Mato Grosso, quando foi constituída a primeira comunidade salesiana no local, ligada à Inspetoria de Campo Grande.

Em 1972 os salesianos iniciam as Faculdades de Ciências Administrativas e Contábeis FACAC e a Faculdade de Educação Física de Lins FEFIL. Só mais tarde os Salesianos chegam à cidade de Araçatuba (SP) e em 1949 fundam o Colégio Salesiano Dom Lasagna.

Em 2005 é criado o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO. O ecossistema educativo é fundado em princípios éticos, cristãos e da pedagogia Salesiana, expressa na célebre frase de Dom Bosco: “Formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.

No UniSALESIANO de Lins existem hoje 13 cursos superiores: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Estética, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

Para o reitor do Unisalesiano, P. Paulo Fernando Vendrame, este ano é de muita alegria e celebração para a presença salesiana de Lins. “Nós lembramos os 50 anos dos cursos de administração, ciências contábeis e do curso de Educação Física. Lembramos os 60 anos da formatura da primeira turma da FAL em 1962 e lembramos os 80 anos da chegada da primeira comunidade salesiana em Lins. E lendo as memórias desse dia, encontrei uma expressão de Dom Henrique Mourão que 80 anos atrás disse: Entrego nas mãos dos filhos de Dom Bosco, esta obra que é de Dom Bosco”, afirmou o diretor da presença salesiana. ‘Minha gratidão a todos aqueles que ajudaram a escrever esta história gloriosa, e que tenhamos muita esperança no presente e no futuro desta presença, seja na paróquia, seja no Centro Universitário, uma história construída a muitas mãos”, finalizou o P. Paulo Vendrame.