Início Comunicação Social Salesiano Danilo Guedes recebe ministério do Acolitato

Salesiano Danilo Guedes recebe ministério do Acolitato

66
0

Com uma celebração simples e singela, mas plena de significado, o salesiano estudante de teologia Danilo Guedes recebeu o ministério do “Acolitato” em Roma (ITA), no último domingo (17). A celebração também marcou a permissão para reabertura das Igrejas – com restrições sanitárias – na Itália, depois de 69 dias de confinamento.

O Acolitato é o ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro de Eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral. “Às portas da minha Profissão Perpétua, ou seja, do meu sim definitivo ao Senhor da Messe na Sociedade Salesiana, me sinto preenchido por um grande sentimento de gratidão. Este nobre e simples sentimento é a resposta concreta destes mais de dez anos que estou na formação salesiana, em que sou profundamente grato por tudo aquilo que o Senhor tem me oferecido durante este processo formativo, sobretudo pelos irmãos com os quais partilhei e continuo partilhando a minha história, pois creio que tudo é dom e graça”, afirmou Danilo sobre o momento da formação salesiana pelo qual está passando.

O próximo passo nessa caminhada formativa será o Diaconato, primeiro degrau do sacramento da Ordem, para o qual o estudante de teologia começa a se preparar já no início do próximo ano acadêmico, penúltimo da graduação. “Nestes quase três meses em quarentena aqui em Roma, aprendi muitas coisas, sobretudo a confiar ainda mais na Providência de Deus, na certeza de que Ele, assim como foi na vida de Dom Bosco, caminha conosco e nos oferece sua Mãe, Maria Santíssima Auxiliadora como companheira de caminhada”, relata o jovem salesiano.

Abertura da página creio.org, criada pelo salesiano Danilo

A quarentena sanitária serviu aos salesianos estudantes de teologia como oportunidade para criar novos mecanismos de ação pastoral, vencendo as limitações do confinamento, que causou a interrupção das atividades pastorais ordinárias a que já estavam habituados. Fiz desta dificuldade de isolamento social, uma oportunidade para potencializar a evangelização e a formação catequética nas mídias e, junto com alguns irmãos e amigos, inspirados nas Leituras Católicas de nosso fundador, desenvolvemos a plataforma creio.org com o intuito de comunicar a beleza da teologia por meio do diálogo com a cultura juvenil, revestida com a roupagem do nosso carisma. Pois esta é a missão do teólogo salesiano: Comunicar e testemunhar as razões da nossa Fé e esperança em Cristo, por meio do ensino e do respeito (1Pd. 3,15)” revela o estudante.