Início Comunicação Social Psicopedagoga com experiência na educação salesiana é a nova Diretora/Coordenadora Pedagógica do...

Psicopedagoga com experiência na educação salesiana é a nova Diretora/Coordenadora Pedagógica do Colégio de Araçatuba

41
0

Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, de Araçatuba, tem uma nova Diretora/Coordenadora Pedagógica: a psicopedagoga Liliana Aparecida Corá, de 57 anos. Com um vasto currículo na área pedagógica e atuante há mais de 20 anos em instituição salesiana, Liliana assume, a partir deste dia 10 de fevereiro, o projeto de ensino-aprendizagem do Colégio, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Nascida em Penápolis, na região de Araçatuba, Lili, como é conhecida, estudou o Magistério e foi aprovada em concurso público para os cargos de professora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Infantil de sua cidade. Em 1998, pediu afastamento sem remuneração para acompanhar o marido na cidade de Cuiabá-MT.

Na cidade mato-grossense, Lili atuou como professora em excelentes escolas particulares e, paralelamente, cursou Pedagogia e estudou Pós-Graduação em Educação Infantil, Matemática e Psicopedagogia em instituições salesianas, como UCDB e Universidade Católica de Brasília.

“Sempre tive vontade de estudar, me atualizar. Creio que esse é meu verdadeiro dom, lidar com crianças, jovens e capacitar os professores, para que eles sejam os melhores”, disse.

COORDENAÇÃO

Os últimos 20 anos de Lili foram dedicados à formação de ensino salesiano, no Colégio Salesiano São Gonçalo, especificamente, na extensão da Instituição, que se chamava Colégio Salesiano Santo Antônio (Patronato). Depois de dois anos lecionando na instituição, foi convidada a assumir o cargo de Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), onde permaneceu até o ano de 2020.

“Minha ligação com a família salesiana é muito forte. Então, depois que me aposentei, resolvi voltar para minha terra, no começo de 2021. Apresentei uma proposta para o Colégio Salesiano e, mais uma vez, fui abençoada por Nossa Senhora e a Direção da Instituição me contratou em maio do ano passado”, contou.

Entre maio de 2021 e fevereiro deste ano, Lili ocupou o cargo de Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, passando, agora, a comandar todo o Ensino do Colégio.

“Nós vislumbramos muita coisa boa para os próximos anos. Boa parte da Educação Infantil já foi reestruturada, com inclusão da agenda digital voltada aos pais e investimento na estrutura física e de pessoal voltado a todos os ensinos. A intenção, para 2023, é implantar o Ensino Bilíngue”, apontou Lili, que foi a responsável pela inserção do Ensino Bilíngue na escola de Cuiabá.

FUTURO

A nova Diretora/Coordenadora Pedagógica ressaltou que o futuro está entregue nas mãos de todos os que se empenham em renovar a consciência ética, a entrelaçar com amor o diálogo com as diversas culturas, para construir um mundo, no qual homens e mulheres possam traçar o perfil de uma nova humanidade.

“Nossa proposta pauta-se no desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e comunicativas, favorecendo a formação integral de nossos estudantes”, completou Lili, ao frisar que o trabalho do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” tem como base a empatia com o próximo, cuidado, carinho, afeto com o outro.

“Trabalhamos o Sistema Preventivo de Dom Bosco, atuando com três principais pilares: Razão, Religião e Amorevolezza”.

Monique Bueno
Jornalista