Início Comunicação Social Paróquia São João Batista celebra 7 anos de criação

Paróquia São João Batista celebra 7 anos de criação

44
0

O aniversário de criação da Paróquia São João Batista, em Rondonópolis (MT) será celebrado na noite desta terça-feira (16/02) com uma missa a ser presidida pelo vice-inspetor da MSMT, P. Elias Roberto, e concelebrada pelo P. Vanderson, novo pároco da comunidade.

A paróquia São João Batista foi criada  no dia 16 de fevereiro 2014, pelo bispo Dom Juventino Kestering com sede no Bairro Parque Residencial Universitário, com áreas desmembradas da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus no município de  Rondonópolis. Tal criação se deveu ao intenso trabalho de evangelização realizado pelos padres salesianos nesta região e o aumento do número de fiéis católicos. Uma das atividades marcantes na região e que muito contribuiu para a criação da paróquia é o Oratório Dom Bosco que desde o ano de 1993 tem o carisma Salesiano de ser: educação e formação de jovens, crianças e adolescentes.

Os salesianos  intensificaram seus  trabalhos na Comunidade São João Batista, na grande região Salmem,  onde foi construído o Oratório “Filhos de Dom Bosco”, que é uma entidade que presta serviços às comunidades. Durante o ano letivo o Oratório faz presença desenvolvendo o projeto “Crescer”, que tem como base fortalecer com atividades extraescolares, a educação e formação de jovens, crianças e adolescentes. Dentre as atividades propostas pela entidade se destacam as aulas de: futsal, vôlei, artesanato, dança, reforço escolar, aulas de inclusão digital, coral para crianças, coral para adultos (Renascer) grupo de apresentações (Boa Nova) e aula de música: violão, contrabaixo, teclado, bateria e banda fanfarra.

O Oratório desenvolve suas atividades todos os dias. Durante o período de férias acontece a colônia de férias (Semana da Amizade). O Oratório inaugurou no dia 29 de janeiro de 2006 um Saguão inteiro com salas de música individuais e aprendizado em grupo de instrumentos musicais.  O padre  Danilo é o principal colaborador do Oratório;  toda a obra foi construída por ele, através de colaboradores e amigos que compreendem que prevenir a educação de jovens é muito mais eficaz do que resgatá-los depois. O Sistema Preventivo de Dom Bosco torna possível para crianças e jovens e adolescentes uma vida digna: “ser um bom cristão e honesto cidadão” nos dias em que vivemos.  Os voluntários, cerca de 80 pessoas, desenvolvem um serviço semanalmente. Sabem como é lenta e árdua a formação de pessoas, mas veem que, ao mesmo tempo, é gratificante trabalhar e desenvolver esse trabalho.

O primeiro pároco da nova paróquia São João Batista, nesta cidade, foi Pe. Erondi Tamandaré Reis Pereira, SDB, nomeado no dia 16 de fevereiro de 2014. Recebeu a incumbência de iniciar a paróquia, organizar a pastoral, os serviços e movimentos, bem como a melhoria da infraestrutura e sua manutenção.

Com informações: DIOCESE DE RONDONÓPOLIS