Início Artigo P. Gildásio Mendes dos Santos olha para 2021: “COMPARTILHAR ESPERANÇAS E TRABALHAR...

P. Gildásio Mendes dos Santos olha para 2021: “COMPARTILHAR ESPERANÇAS E TRABALHAR JUNTOS !”

38
0

(ANS – Roma) – O Dicastério para a Comunicação Social da Congregação dispõe de um programa muito denso e significativo para o ano de 2021. Apresenta-o hoje diretamente o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildásio Mendes dos Santos.

Queridos Amigos e Amigas!

Iniciamos juntos este ano de 2021, compartilhando esperanças, projetando e trabalhando  com espirito salesiano para o bem dos nossos jovens !

Projetar, planejar e executar atividades que envolvem outras pessoas sempre exigem de nós um grande sentido de colaboração e corresponsabilidade.

É muito importante, sobretudo em tempos de crises como a que estamos vivendo, com a pandemia provocada pelo Covid-19, unir nossos sonhos e ações para trabalharmos juntos com flexibilidade, colaboração e criatividade.

O Setor de Comunicação da Congregação está com uma programação para este ano de 2021 muito rica e significativa.

Esta programação é resultado da participação de muitos Salesianos Delegados de Comunicação, Leigos e Jovens que acreditam que a comunicação é uma prioridade para nossa missão educativa com os jovens do mundo inteiro.

O Setor Salesiano da Comunicação tem a responsabilidade institucional de acompanhar, animar, apoiar e colaborar na execução e verificação dos processos e procedimentos dos nossos objetivos e projetos.

No segundo semestre do ano passado, realizamos vários encontros com os Delegados de Comunicação, Boletim Salesiano, Rádios e Editoras Salesianas  de  praticamente todas as Inspetorias  da Congregação. 

Nestes Encontros, foram elaborados, junto com os Delegados de Comunicação, os primeiros passos para o planejamento de comunicação das Regiões, assim como a definição das prioridades, dos  objetivos, dos passos e  das ações do Setor  para os próximos  cinco anos.

Em nivel de Setor, assumimos como uma das prioridades a formação e o acompanhamento dos Delegados e Equipe de Comunicação.

Além disso, queremos encontrar caminhos criativos e inovadores para elaborar, difundir e engajar as pessoas em nosso trabalho com o Boletim Salesiano, as Rádios, as Editoras, nossos Sites e Redes Sociais.

 Vamos iniciar em agosto de 2021, a Escola de Formação para os Delegados de Comunicação e Coordenadores do Boletim Salesiano, Editoras e Rádios. Este primeiro encontro será realizado on-line.

Este ano, teremos os nossos Encontros de Delegados Inspetoriais de Comunicação das Regiões junto com os Delegados  Inspetorias das Missões.

Tais encontros nos permitirão a partilha de experiências sobre a comunicação e a evangelização no contexto das redes sociais, o fortalecimento da missão salesiana compartilhada e corresponsável.

Outra iniciativa importante que estamos assumindo juntos  para 2021 é a atualização do documento ‘Sistema Salesiano de Comunicação’,  junto com uma equipe de estudo multidisciplinar, envolvendo salesianos, leigos e jovens de todas as  nossas Regiões.

A partir da elaboração e o estudo do ‘Instrumentum Laboris’ da Comunicação, realizados nos encontros de Delegados de Comunicação e Equipes do BS, Editoras e Rádios em 2020,  queremos continuar o aprofundamento, a prática e a partilha da nossa visão e das nossas ações  de comunicação  nas Inspetorias.

Nesse sentido, vamos vivenciar e divulgar o Centenário de morte do P. Paulo Albera. Já solicitamos para que todos os Diretores do Boletim Salesiano  divulgem artigos, entrevistas e eventos sobre esta significativa celebração.

No site da Congregação SDB.ORG temos disponíveis a Estréia 2021, assim como os Documentos do CG28, a Proposta Programática do Reitor-Mor e a Programação dos vários Setores da Congregação.

ANS, a Agência de Notícias Salesianas, tem divulgado diariamente informações das Inspetorias da Congregação. Acompanhemos e participemos. E divulguemos essas notícias para toda a Familia Salesiana.

No espirito de família e na comunhão fraterna, caminhemos juntos, porque acreditamos que a comunicação é muito importante para a realizaçao da nossa missão educativa com os nossos destinatários.

Desejo a todos vocês uma festa de Dom Bosco com alegria e esperança!

Roma, 24 de janeiro de 2021

P. Gildásio Mendes dos Santos – SDB

Conselheiro para a Comunicação Social