Início Comunicação Social Ordenação episcopal do Card. Fernández Artime e do Monsenhor Giordano Piccinotti –...

Ordenação episcopal do Card. Fernández Artime e do Monsenhor Giordano Piccinotti – Salesianos

51
0

Os dois últimos salesianos de Dom Bosco nomeados bispos pelo Santo Padre receberão a ordenação episcopal juntos: no próximo dia 20 de abril, de fato, na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, o Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito na Itália e na República de São Marinho, ordenará de Bispos o Cardeal Ángel Fernández Artime (Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco) como Arcebispo Titular eleito de Ursona, e Mons. Giordano Piccinotti (Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica – APSA) como Arcebispo Titular eleito de Gradisca.

Coordinantes dos dois salesianos serão o Cardeal Cristóbal López Romero SDB, Arcebispo de Rabat, Marrocos; e Dom Luc Van Looy SDB, Bispo Emérito de Gante, na Bélgica.

Espanhol das Astúrias, originário da pequena aldeia de pescadores de Luanco, Ángel Fernández Artime foi Superior da Inspetoria da Espanha-Leão, de 2000 a 2006, e da Inspetoria da Argentina Sul (ARS), de 2009 a 2014. Eleito Reitor-Mor da Congregação Salesiana no ano de 2014 e reconfirmado em 2020, recebeu a nomeação a Cardeal no dia 9 de julho de 2023, sendo criado Cardeal no Consistório Público Ordinário dois meses depois, em 30 de setembro.

Giordano Piccinotti, nascido em 1975, nasceu em Manerbio, Lombardia, Itália. Ecônomo em várias Casas salesianas, bem como da Inspetoria Lombardo-Emiliana (ILE) no sexênio 2011-2017, foi Diretor ou Procurador de várias Fundações salesianas, bem como Tesoureiro da ONG salesiana ‘Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS). Em 2023, o Pontífice o nomeou primeiro Subsecretário, depois Presidente da APSA e, por fim, também Presidente do Conselho de Administração e da Fundação para a Saúde Católica.

A Ordenação Episcopal dos dois Filhos de Dom Bosco e, em particular, do Reitor-Mor da Congregação Salesiana, é um evento que atrai a atenção e a participação viva de toda a Família Salesiana.

Para quantos puderem estar fisicamente presentes ao Sacro Rito, a participação na celebração deve ser confirmada até 10 de abril, através da compilação  de um dos  seguintes módulos de participação: SACERDOTES – RELIGIOSOS e LEIGOS; ou escrevendo pelo e-mail: ordinazione@apsa.va 

Para quem não puder assistir presencialmente, a Solene Liturgia terá início às 15h30 (UTC+2) e será transmitida ao vivo pelo ANSChannel – o canal do YouTube da «Agência iNfo Salesiana».

Com informações ANS.