Início CG 28 O que faremos sem os jovens?

O que faremos sem os jovens?

50
0

Os jovens disseram que nos amam, eles realmente nos amam como educadores, amigos, irmãos e pais, porque “nós, jovens hoje, temos uma grande falta de paternidade. E, acima de tudo, queremos caminhar em direção ao crescimento espiritual e pessoal e queremos fazer isso com vocês, salesianos”.

Talvez você ache essa pergunta estranha, queridos amigos e simpatizantes de Dom Bosco.

Na minha vida, conheci muitos adultos para os quais os jovens são uma categoria de pessoas a serem tratadas com cautela, para as quais é necessário estar alerta, estar pronto para qualquer coisa, porque “você nunca sabe o que eles podem fazer”.

Acredite, se eu lhe disser que isso é mais comum do que você pensa: será por insegurança, por medo, porque a mentalidade é muito diferente?

Eu sempre disse, e repito a mim mesmo depois do 28º Capítulo Geral, realizado em Valdocco-Turim, nos mesmos lugares em que o Pai morava com seus meninos, que os jovens são a razão de nossa vida, que eles nos tornam melhores, ampliam nossos corações, nos tornam mais generosos e nos levam a olhar a vida com esperança e sorriso, como aconteceu com Dom Bosco com seu povo “travesso”.

Eu realmente acredito nisso. Se um educador salesiano, consagrado ou leigo, não sente essa experiência, é simplesmente alguém que trabalha e ganha a vida com um trabalho educativo honesto, mas que não vive com verdadeira paixão a “arte da educação”.

16 jovens de quatro continentes participaram do Capítulo Geral. Jovens adultos, entre 25 e 30 anos. Eles imediatamente entraram em contato maravilhosamente um com o outro e conosco. Vale lembrar o que eles nos disseram e o que nos perguntaram: “Conseguimos controlar nossos corações e sonhos na mesma proporção. Vocês nos deram a oportunidade de nos conectar com vocês, os salesianos, que queremos conosco. Você fez isso com o seu estilo salesiano. Estar conosco, lado a lado, nos permitindo ser protagonistas “.

Eles e nós entendemos muitas coisas. Uma delas é muito interessante: os jovens nos disseram que achavam difícil entender um ao outro, não apenas por causa da diversidade de idiomas (porque nem todos eram capazes de conversar em inglês), mas por acharem um pouco difícil entender conceitos, mentalidade, costumes , valores … E eram todos jovens com uma idade muito próxima! Não havia diferença entre gerações.

Conversando comigo, disse-lhes que podia entendê-los e pedi que tentassem entender os salesianos que também conheciam, quando havia pessoas de diferentes idades, nacionalidades e mentalidades na mesma comunidade. Eles me disseram que nunca haviam pensado dessa maneira, mas que agora haviam experimentado o problema em sua carne.

Concordamos, portanto, que a comunidade e os projetos comuns não são obtidos por afinidade e simpatia, mas pela escolha do mesmo ideal e com valores semelhantes. O resto é resultado de esforço e fé.

Esses mesmos jovens (meninos e meninas) expressaram sentimentos que nos deixaram sem palavras. Poderíamos imaginá-los, mas quando os ouvimos de seus lábios naquela grande assembléia, eles tiveram um efeito impressionante.

Os jovens disseram que nos amam, nos amam como educadores, como amigos, como irmãos e como pais, porque acrescentaram: “Hoje, os jovens sofrem de uma grande falta de paternidade”.

E eles disseram que pediram para ser seus companheiros de viagem. Eles nos disseram que não precisam que digamos o que fazer e o que não fazer. Eles não querem que facilitemos as coisas. Que eles não precisam de nós para lhes dizer como pensar e o que viver. Mas eles nos querem ao seu lado, mesmo quando estão errados. Eles nos pediram para acompanhá-los na jornada da vida. Que estejamos perto deles, mesmo nas fases de grandes decisões.

“Vocês têm nossos corações em suas mãos. Cuidem deste tesouro precioso. Por favor, não se esqueçam de nós e continuem nos ouvindo “, eles escreveram em sua mensagem.

E comovi-me ao ouvi-los dizer, com lágrimas nos olhos, que eles precisavam que mostrássemos que Deus os ama, que existe um Deus que é Amor e que os ama incondicionalmente. Que alguém tem que dizer isso repetidamente para todos os jovens deste mundo.

Estamos sem palavras. Mais uma vez, os jovens nos evangelizaram.

Foi um dos meus antecessores, o Reitor-Mor Don Juan Edmundo Vecchi, que escreveu uma vez que “os jovens nos salvam”. Está certo. Eles nos salvam da rotina da vida, do esforço que não passa pelas horas de sono. Eles nos salvam da segurança confortável, da vida sem esperança e sem fé. Em suma, eles nos salvam da mediocridade.

Queridos jovens, nós, salesianos do mundo de hoje, dizemos que os amamos, que nossa vida é para vocês e que, como foi para Dom Bosco: “estudo para vocês, trabalho para vocês, vivo para vocês, estou pronto para dar minha vida por vocês”.

Desejo-lhes grande felicidade no Senhor.

D. Ángel Fernández Artime – Reitor-mor