Início Comunicação Social MSMT realiza assembleia inspetorial online

MSMT realiza assembleia inspetorial online

49
0

A assembleia inspetorial é realizada anualmente para encontro, planejamento, atualização das informações e congraçamento entre os irmãos salesianos. No entanto, neste ano, as limitações impostas por motivos sanitários fizeram com que a reunião fosse realizada online.

A abertura foi feita pelo P. Wagner Galvão, delegado inspetorial para a pastoral juvenil, com a oração inicial que precedeu a palavra do inspetor, P. Ricardo Carlos. O inspetor lembrou o centenário de falecimento do P. Albera, segundo sucessor de Dom Bosco. Ele é o menino que aparece falando ao ouvido de Dom Bosco na fotografia que representa o atendimento de confissão que São João Bosco fazia com os seus jovens do oratório.

Padre Ricardo lembrou a mensagem do CG28 que pede aos salesianos uma especial dedicação ao acompanhamento individual aos jovens, conforme uma solicitação dos próprios jovens durante os trabalhos do Capítulo Geral em Turim. Diante disso, o inspetor pediu a cada salesiano da MSMT que faça o compromisso de, no próximo ano, estabeleça a meta de acompanhar pelo menos um jovem na caminhada de amadurecimento pessoal na fé cristã.

A apresentação do inspetor também trouxe as prioridades estabelecidas junto com o Conselho Inspetorial para o próximo ano, que são as seguintes:

  1. Singularizar as características da nossa identidade carismática;
  2. Viver o Sacramento Salesiano da presença para o acompanhamento individual, o aprofundamento da fé e o discernimento vocacional;
  3. Conscientizar os jovens da importância da partilha e do cuidado com o outro na tarefa educativa;
  4. Envolver os leigos e os grupos da Família Salesiana na missão e formação comum conjunta;
  5. Acompanhar os jovens, indígenas, leigos e sobretudo os mais pobres em projetos que envolvam cuidados com a Casa Comum.

Em seguida, o vigário inspetorial, P. Elias Roberto iniciou a apresentação da programação/planejamento para 2021, de acordo com cada um dos setores organizados. A programação continua durante o período da tarde desta quinta-feira e o enceramento será com uma missa no Instituto São Vicente às 17h, que será presidida pelo inspetor e transmitida pela internet para todas as comunidades.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02