Início Comunicação Social Missionários salesianos de Mato Grosso fazem primeira reunião online

Missionários salesianos de Mato Grosso fazem primeira reunião online

52
0

Os missionários e missionárias das inspetorias salesianas de Campo Grande e Cuiabá se reuniram de maneira virtual no dia 1º de setembro. Reuniram-se salesianos e salesianas das presenças de Nova Xavantina, São Marcos, Meruri e de Sangradouro. O Inspetor P. Ricardo Carlos e a Inspetora Irmã Antonia Brioschi também participaram. É a primeira vez que o encontro ocorre nessa modalidade, porque as reuniões dos missionários são sempre de maneira presencial, duas vezes ao ano. Em 2020, contudo, isso ficou impossibilitado pela pandemia da Covid-19.

Em todas as presenças missionárias o trabalho com os povos Xavante e Boe-Bororo está sendo dificultado pela pandemia. Contudo, os relatos dos missionários demonstram que esse tempo os obriga a encontrar maneiras seguras e criativas de manter o contato com o povo, tanto na vivência da solidariedade como através de ajudas concretas. As missionárias e missionários apoiam os povos indígenas nesse tempo de muitas fragilidades, mesmo que pastoralmente as atividades estejam reduzidas ou suspensas, para evitar aglomerações.

Segundo o missionário P. Paulo Jácomo, de Meruri, “nas aldeias, o clima de morte e de luto vem dando espaços ao retorno da alegria; as pessoas já começam a retomar o estilo de vida tradicional”. Assim, em conformidade com as recomendações sanitárias, os missionários pensam em novas formas de trabalho com essas populações. Nesse sentido, as Irmãs Salesianas estão se preparando para assumir duas novas frentes de trabalho, uma em Meruri, com as mulheres Bororo, e outra com as mulheres de São Marcos.

Ir. Tarley da G. Nunes da Mata, SDB