Início Comunicação Social Missionário salesiano completa 60 anos de Ordenação Sacerdotal

Missionário salesiano completa 60 anos de Ordenação Sacerdotal

66
0

Padre Bartolomeo Giaccaria é missionário nascido na Itália e completou 89 anos em 2021. A maior parte de sua vida e sacerdócio foram dedicados ao trabalho junto aos índios Xavante. Desde muito cedo sentiu o chamado à vocação missionária. “Desde pequeno tinha o desejo de ser missionário. A coisa principal era ser missionário. Eu via as revistas que chegavam em casa sobre as missões e ficou esse desejo que eu não contava para ninguém, mas que, com o tempo acabaram descobrindo”, revela o missionário.

Além dos 60 anos de sacerdócio, P. Giaccaria vai completar 70 anos de vida religiosa. Ele estava na Missão de Sangradouro quando por lá chegou o primeiro grupo de índios Xavante, em 1956. “Em 1956, na missão Sangradouro, tive meu primeiro contato com os índios Xavante: antes ainda viviam isolados, havia apenas contatos esporádicos. Era um grupo de 40-50 pessoas, cheio de doenças contraídas pelo contato com brancos. Eles foram desaparecendo, ao todo foram reduzidos a 900 pessoas. Então nós cuidamos deles, ajudamos, colocamos na escola, fizemos um trabalho de aproximar eles” contou P. Giaccaria ao “Missioni Don Bosco”.

Padre Giaccaria deixou a comunidade de Nova Xavantina (MT) em 2020 para vir realizar tratamento de saúde em Campo Grande e hoje mora na Comunidade Salesiana do Paulo VI. Por ocasião do aniversário dos 125 anos da Inspetoria de Campo Grande, ele gravou uma entrevista em que falou sobre sua vocação missionária desde a infância.

O link abaixo traz uma entrevista gravada com o P. Giaccaria em junho de 2019. Em uma conversa descontraída, o missionário conta detalhes do início de sua caminhada vocacional e do trabalho entre os índios xavante no Brasil.