Início Instituição de Ensino Superior Médicos e enfermeiros de Araçatuba treinam intubação em simuladores do UniSALESIANO

Médicos e enfermeiros de Araçatuba treinam intubação em simuladores do UniSALESIANO

55
0

Médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde de Araçatuba participaram de uma atualização de atendimento a pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19, promovida pela equipe de profissionais do curso de Medicina do UniSALESIANO.

A atividade foi realizada na manhã do dia 29 de abril, em ambiente aberto, na Instituição. Os 15 participantes tiveram oportunidade de treinar o suporte ventilatório e manejo de vias aéreas nos manequins utilizados nas aulas de Habilidades Médicas do curso de Medicina.

O docente da disciplina, Prof. Carlos Mori, ministrou a atividade e afirmou que o tratamento de pacientes graves da Covid-19 necessita de uma técnica diferenciada de intubação e ventilação mecânica.

“A diferença nos atendimentos é a paramentação da equipe, a proteção respiratória do paciente, quantidade de oferta de oxigênio, o bloqueio neuromuscular para evitar reflexos, como a tosse e, principalmente, a proteção da clampagem do tubo orotraqueal do paciente ”, explicou, ao ressaltar ter sido uma experiência diferente e gratificante ter passado as informações a colegas de trabalho. “Todo mundo se empenhou no assunto.”

coordenadora médica da Atenção Básica de Araçatuba, Dr. Pamela Mendes, disse ter sido muito importante essa atualização para profissionais de todos os níveis de atenção da rede municipal de saúde. “Tratar paciente de Covid-19 é um pouco diferente, mas, fazendo tudo direito, com a teoria bem consolidada na cabeça, a gente consegue”, afirmou.

Os treinamentos promovidos pelo curso de Medicina do UniSALESIANO junto aos profissionais de saúde do município atende a uma solicitação do COE (Centro de Operações Emergenciais) de Araçatuba, que atua na criação de estratégias para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

coordenador do curso de Medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, disse que é necessário ofertar apoio à comunidade, principalmente em épocas como a atual. “O UniSALESIANO está realizando diversas ações no combate à pandemia e nós, do curso de Medicina, estamos colaborando com o ensinamento médico”, concluiu.

Monique Bueno
Jornalista