Início Instituição de Ensino Superior Medicina do Unisalesiano promove “Laboratório com Atores” para contribuir com formação humanizada

Medicina do Unisalesiano promove “Laboratório com Atores” para contribuir com formação humanizada

41
0

Curso de Medicina do UniSALESIANO promoveu uma atividade intitulada “Laboratório com Atores”, para alunos da 3ª turma, nos dias 26 de maio e 2 de junho, nas salas do Centro de Convivência da Instituição, seguindo os protocolos de segurança e higiene devido à pandemia.

A intenção do Coordenador da Disciplina de Habilidades Médicas IV, Dr. Vinícius Nakad, foi contribuir com a formação humanizada do futuro médico, lembrar aos acadêmicos que eles irão se deparar com momentos difíceis, já que cada ser humano tem uma reação.

“Por incrível que pareça, tem isso descrito nos livros, como lidar com pacientes difíceis. São técnicas que já foram passadas aos nossos alunos”, explicou.

Nakad ressaltou que é obrigação do médico se fazer entender pelo paciente. “Isso significa humanizar e individualizar o atendimento, não tratar como fábrica em massa”, completou.

A atividade consistiu nas seguintes etapas: os alunos foram divididos em grupos, acompanharam as situações vivenciadas nas unidades de urgência e emergência e também participaram do atendimento aos “pacientes”, realizando exames físicos e anamnese. Após a “consulta”, os professores que participaram da atividade fizeram o feedback da ação.

Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, comentou que são poucas as faculdades de medicina que oferecem esta atividade realística com atores profissionais aos acadêmicos. “Os médicos professores planejam cuidadosamente essas atividades, que são desempenhadas com competência pelos atores profissionais. Isso traz ainda mais riqueza acadêmica ao curso do UniSALESIANO”, destacou.

Pró-Reitor Acadêmico do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, ressaltou que o método de ensino aplicado no Curso de Medicina, o Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) coloca o aluno no papel de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. “Atividades como essa, em que o aluno é o protagonista, promove o desenvolvimento de habilidades e interesses do acadêmico”, disse.

Por sua vez, o Diretor do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, disse que, por ser uma instituição confessional, tem como valor o desenvolvimento humano integral em qualquer profissão que desenvolva. “No caso da Medicina, mais do que nunca, deve haver essa formação, pois o profissional cuidará da pessoa como um todo, lembrando que o nosso corpo é imagem e semelhança de Deus”, concluiu.

Monique Bueno
Departamento de Comunicação – Unisalesiano Araçatuba