Início Comunicação Social Me. Adalbert Heide faz sua páscoa definitiva

Me. Adalbert Heide faz sua páscoa definitiva

101
0

Mestre Adalbert Heide faleceu nesta terça-feira (30/01) às 2h40 da madrugada. O comunicado foi feito pelo diretor da presença salesiana do Paulo VI, P. Pedro Pereira Borges. Ele completou 90 anos no dia 5 de janeiro.

Nascido na cidade de Ratibor, na Silésia, que naquela época fazia parte da Alemanha, o salesiano irmão Adalbert Franz Josef Maria Heide chegou ao Brasil em 1954, apenas um ano após sua primeira profissão religiosa. Em 1958, Mestre Adalberto participou do início da Missão de São Marcos e passou a ter uma convivência intensa com os Xavante, nas caçadas e em outras práticas culturais.

A partir de 1967, com uma filmadora de 8mm, deu início à sua atividade de documentar os diversos aspectos da cultura Xavante. Como cineasta amador – porém entendido e estudioso – construiu um acervo rico de filmagens e documentários sobre a cultura Xavante e também dos Bororo.

A vasta produção videográfica do salesiano irmão é hoje fonte riquíssima de pesquisas para antropólogos, indigenistas e outros estudiosos das culturas xavante e bororo. Também é um importante registro histórico dos trabalhos salesianos nas missões indígenas de Mato Grosso na segunda metade do século XX.

No ano passado ele completou 70 anos de vida religiosa como salesiano.