Início Instituição de Ensino Superior Lins Celebra o “Dia Salesiano” em Homenagem a Dom Bosco

Lins Celebra o “Dia Salesiano” em Homenagem a Dom Bosco

23
0
Vereador Robson Peres fala sobre a Lei Municipal que instituiu o Dia Salesiano em Lins (SP). Foto: Divulgação Unisalesiano

O dia 16 de agosto é uma data que já carregava um significado especial, pelo aniversário de nascimento de Dom Bosco em 1815. Agora, esse dia se torna ainda mais marcante para a cidade de Lins (SP). Na última quarta-feira (16/08), a comunidade linense celebrou não apenas o legado do ilustre santo, mas também instituiu o “Dia Salesiano”, graças ao Projeto de Lei Municipal 144/23, idealizado e defendido pelo vereador Robson Peres.

A trajetória de Robson Peres ganha ainda mais brilho ao unir sua herança como ex-aluno de Engenharia Agronômica no Unisalesiano à sua atuação como vereador. O Projeto de Lei 144/23, que instituiu o “Dia Salesiano” como data municipal de comemoração, foi recebido com unanimidade de votos na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, ocorrida em 14 de agosto de 2023.

Com um sorriso de orgulho, o vereador Peres compartilhou: “É uma alegria poder agregar para a história do Salesiano em Lins este projeto de lei DIA SALESIANO. Fica meu agradecimento a toda Família Salesiana, aos funcionários e em especial ao Padre Paulo, Reitor do Centro Universitário UniSALESIANO, que brilhantemente dá continuidade ao legado de Dom Bosco por onde passa. Como ex-aluno da casa sou grato a todos os colegas vereadores e ao Prefeito, pelo apoio ao projeto. De agora em diante Lins sempre celebrará em seu calendário oficial, o DIA SALESIANO, que será comemorado anualmente, todo dia 16 de agosto.”

A celebração oficial aconteceu em uma missa especial na Igreja Matriz Dom Bosco, conduzida pelos salesianos P. Paulo Vendrame, P. Dídimo Campos, P. Otiles da Paixão e P. João Dessi. A ocasião também marcou a comemoração dos 71 anos de profissão religiosa do Pe. João Dessi, um filho missionário de Dom Bosco que contribui para a cidade de Lins há mais de duas décadas.

A Profª. Rosiane Gouvêa, coordenadora Regional do grupo dos Ex-alunos Salesianos, aproveitou a oportunidade para convidar a todos para um encontro no próximo dia 27 de agosto, às 10h da manhã, na Missa Dominical na Matriz Dom Bosco. Após a celebração, os interessados terão a chance de visitar o campus do UniSALESIANO.

O Reitor do UniSALESIANO, P. Paulo Vendrame, expressou sua alegria por vivenciar esse momento histórico e destacou que não haveria mãos mais aptas para trazer essa iniciativa à vida do que as de um ex-aluno salesiano, ressaltando que ser salesiano é para sempre.

Robson Peres também ocupa um lugar especial na Comunidade e no Centro Universitário, pois em 2022 liderou a homenagem da Câmara aos Salesianos pelos 80 anos de atuação educativa e pastoral na cidade.

Nesse novo capítulo do calendário linense, o “Dia Salesiano” representa não apenas uma celebração, mas um compromisso renovado com os valores e a visão de Dom Bosco, que continuam a enriquecer a história da cidade com dedicação e devoção.