Início Comunicação Social Ex-alunos realizam 51° Encontro no Salesiano Santo Antônio

Ex-alunos realizam 51° Encontro no Salesiano Santo Antônio

228
0

A nostalgia pelos anos vividos dentro dos pátios salesianos reuniu essa turma uma primeira vez. Depois daquela, já foram outras 50 reuniões em clima de festa, cantoria, saudades, oração e alegria. Tudo serve para reviver o ambiente salesiano em que passaram parte da adolescência e juventude, há 25 anos ou mais. Alguns deles, há muito mais.

Esses senhores, hoje calvos, cabelos e barbas brancas, barrigas acentuadas pelo tempo, viveram grandes momentos de atletas nos campos de futebol do Colégio Santo Antônio, em Coxipó, do Salesiano Dom Luís Lasagna em Araçatuba e do Instituto São Vicente, em Campo Grande. Uma época em que as vocações salesianas eram cultivadas nos chamados “seminários menores”, que preparavam os adolescentes para o “aspirantado”, feito durante os estudos do “2° Grau” na Lagoa da Cruz. Alguns deles foram adiante, passaram do noviciado e chegaram a fazer os votos religiosos. Como a vida mudou de rumo, apontando para a vocação matrimonial, reencontrar os antigos companheiros é uma forma de reviver as alegrias do pátio salesiano na juventude.

Hoje eles estão espalhados por vários pontos do Brasil e até fora do País. As redes sociais os mantém sempre em contato. Pelo uma vez por ano, o encontro é no Colégio Santo Antônio, para uma grande confraternização. Mas, dentro do espírito salesiano a alegria do encontro gera também compromisso. Por isso, o grupo está se organizando para formalizar uma associação com registro de estatuto para o propósito de trabalhar em prol dos mais necessitados. De acordo com Júlio Marques Magalhães Neto, um dos líderes do grupo, faltam poucos passos para concretizar esse objetivo. “Temos uma diretoria ativa atuante em quem podemos confiar diante dos trabalhos que temos na realização das nossas atividades, todos se doam sem medir esforços”, afirmou.

O encontro do último domingo teve a participação de 50 ex-alunos com seus familiares, totalizando de 130 a 150 pessoas. A maioria é de Cuiabá e Várzea Grande, mas teve gente de Campo Grande, Castanhal (PA), além de diversos municípios do interior de Mato Grosso.