Início Comunicação Social Equipe AMA faz manutenção de poços na Paróquia Domingos Sávio

Equipe AMA faz manutenção de poços na Paróquia Domingos Sávio

45
0

Equipe do Projeto AMA passou 3 dias fazendo trabalhos nas aldeias Etepore, Santa Bertioga, Novo Barreiro, Aldeia São Mateus, Três Reis Magos e 10 Mandamentos. Os serviços realizados foram de manutenção e troca de bombas solares e por bombas elétricas.

Durante o ano, os líderes das aldeias entram em contato com o diácono salesiano José Alves para solicitar o apoio. Ele repassa a lista de pedidos ao M. Luiz Würstle que, a cada período, com uma quantidade significativa de aldeias para serem atendidas, desloca-se com uma equipe de Cuiabá até a região. Os salesianos da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, na região de Campinápolis (MT), acolheram a equipe do projeto AMA e estiveram juntos acompanhando o trabalho nas aldeias.

De acordo com o diácono salesiano José Alves, quando os poços foram feitos, alguns há mais de 20 anos, poucas aldeias tinham luz elétrica. Agora, com o programa “Luz para todos”, do governo federal, muitas aldeias têm acesso à energia elétrica o que permite fazer a troca da bomba solar para a bomba elétrica. “A água é vida e nesse sentido é que a gente se preocupa em possibilitar essa água potável nas aldeias. Neste período agora de tempo de seca, os rios começam a baixar as águas e, com isso, dificulta muito a utilização de uma água de qualidade nas comunidades, que muitas vezes carecem dessas águas que secam. Ás vezes, em tempo de queimada, entram muitas cinzas nas águas dos rios, córregos, lagos e isso causa muitos problemas de saúde, a água fica escura, turva, isso dá problema intestinal tanto nas crianças quanto em adultos e idosos. O AMA faz esse trabalho de manutenção pelo qual a Paróquia São Domingos Sávio e os indígenas agradecem muito.”, afirma o salesiano.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS  55/02