Início Comunicação Social Dom Segismundo Martinez descansa nos braços do Senhor

Dom Segismundo Martinez descansa nos braços do Senhor

61
0

Faleceu na tarde desta quarta-feira (21/04) o bispo emérito de Corumbá, Dom Segismundo Martinez. Ele estava internado no Hospital da Cassems, em Corumbá (MS) desde o dia 28 de março, devido à infecção por coronavírus. No dia 6 de abril, Dom Martinez foi para a UTI e depois intubado. Devido às complicações respiratórias, ele veio a falecer às 13h de hoje. Ele tinha 78 anos de vida, 49 anos de sacerdócio e 16 de episcopado.

Dom Segismundo Martinez Alvarez nasceu em 23 de fevereiro de 1943 em Acebes del Páramo (Leon), na Espanha. Fez os primeiros votos religiosos na Congregação Salesiana em 16 de agosto de 1961 e foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1972. Era graduado em filosofia, teologia, ciências contábeis, ciências sociais e pós-graduado em Administração Financeira. Foi sagrado bispo em 30 de janeiro de 2005, tendo sido nomeado para a diocese de Corumbá, onde tomou posse em 19 de março de 2005. Dom Martinez exerceu o episcopado em Corumbá por 14 anos e renunciou em 2018 por ter completado 75 anos, quando a renúncia é obrigatória. Seu lema episcopal era “Dives in Misericordia”, que significa “Rico em Misericórdia”.

Antes de ser feito bispo, D. Martinez foi diretor do Colégio Santa Teresa, em Corumbá, Pró-reitor de Administração da UCDB em Campo Grande, de 1993 a 1999 e Administrador Provincial da Missão Salesiana de Mato Grosso, de 2000 a 2002.

O velório será no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Corumbá, nesta quinta-feira(22/04), das 9h00 às 11h00, seguindo os protocolos e distanciamento. Às 10h00 haverá missa de corpo presente, presidida por Dom Dimas Lara, arcebispo de Campo Grande, com a presença dos padres, diáconos, autoridades e representantes das comunidades já indicados. Após a missa, haverá um cortejo que passará na frente das Igrejas Matrizes de cada paróquia para despedir das comunidades.

De acordo com o diretor do Colégio Santa Teresa, P. Eduardo Moura, aqueles que desejarem dar seu adeus de despedida a Dom Martínez podem esperar em frente à Igreja Matriz de sua paroquia. O Cortejo sairá do Santuário Auxiliadora às 11h.