Início Comunicação Social Divulgado o texto final da Estreia 2022

Divulgado o texto final da Estreia 2022

60
0

“Façam tudo por amor, nada pela força” é o tema da Estreia deste ano para toda a Família Salesiana. A mensagem tradicionalmente enviada pelo sucessor de Dom Bosco ao final do ano já tinha o seu tema divulgado desde julho do ano passado. A partir desse tema foi criado o cartaz, produzido um vídeo e feitas diversas entrevistas aprofundando a frase de São Francisco de Sales.

Na introdução ao comentário final da Estreia, Don Ángel Artime apresenta os motivos que o levaram a escolher o tema divulgado. Em 2022 completam-se 400 anos da morte de São Francisco de Sales, o santo da mansidão que inspirou Dom Bosco a criar o seu Sistema Preventivo e toda a sua pedagogia na educação de adolescentes e jovens que o levaram ao reconhecimento como ‘Pai e Mestre da Juventude’, título criado e fortalecido dentro das tradições salesianas e homologado pelo Papa São João Paulo II em 1988, para que toda a Igreja reconheça as virtudes de Dom Bosco.

O documento está dividido em sete sessões, cada uma referente a um ensinamento de São Francisco de Sales adotado dentro do carisma e espiritualidade de Dom Bosco. São os seguintes:

  1. Nada por força. A liberdade, dom de Deus: à por isso, o nosso sistema educativo «não apela para pressões».
  2. A presença de Deus no coração humano: à por isso, reconhecemos o «desejo de Deus, que cada homem traz nas profundezas de seu ser».
  3. A vida em Deus: à que «associa numa única experiência de vida educadores e jovens».
  4. A doçura e amabilidade de tratamento: à que nos leva a viver com nossos jovens «em clima de família, de confiança e de diálogo».
  5. Um Amor incondicional e irrestrito: à tornando possível em nossa família que «Imitando a paciência de Deus, encontramos os jovens no ponto em que se acha a sua liberdade».
  6. Com a necessidade de um guia espiritual: à e, por isso, «Acompanhamo-los para que eles amadureçam convicções sólidas».
  7. Até viver «tudo por amor»: à para que «se tornem progressivamente responsáveis no delicado processo de crescimento de sua humanidade na fé».

Como conclusão, o texto apresenta que “ir ao encontro dos jovens, aonde e como quer que estejam, continua a ser o nosso traço mais distintivo, que confirma o desejo de Dom Bosco de amar o que os jovens amam para que amem o que amamos, difundindo o espírito salesiano, a nossa “opção Valdocco”, aonde quer que nos leve o desejo de estar com os jovens, vivendo o verdadeiro “sacramento salesiano da presença”, e o compromisso de fazer “pequenos exercícios de caridade”.”

Ao final, o Reitor-mor faz uma lista de vinte e nove reflexões de São Francisco de Sales, de Dom Bosco, do Papa Francisco e também próprias, escolhidas para ajudar a reler e refletir sobre a Estreia.

Confira abaixo a íntegra do texto do Comentário à ESTREIA 2022, disponível para download.

Estreia 2022