Início Comunicação Social Dez sementes para aprofundar “Jovens Salesianos e acompanhamento. Diretrizes e diretivas “

Dez sementes para aprofundar “Jovens Salesianos e acompanhamento. Diretrizes e diretivas “

41
0

(ANS – Roma) – Uma série de 10 vídeos, curtos e cheios de conteúdos, que servirão de “pequenas sementes” para fazer brotar a reflexão sobre o texto “o acompanhamento dos jovens salesianos – Orientações e diretrizes:” esta é a nova proposta que o ‘Dicastério para A Formação’ lança para as casas salesianas de formação inicial. Uma iniciativa que começa hoje, com um vídeo introdutório que dá início a todo um caminho que pretende ilustrar o percurso proposto mês a mês até junho de 2021.

Tendo em vista o interesse suscitado pela série de vídeos dedicados à Animação e Governo da Comunidade – O Serviço do Diretor Salesiano – de que se espera um novo lançamento no final do mês, com o vídeo da primeira parte do texto, dedicado à identidade consagrada salesiana – uma nova iniciativa multimídia está sendo lançada para facilitar a leitura e assimilação do documento sobre o acompanhamento.

O objetivo dos vídeos é chegar da maneira mais imediata e eficaz possível aos jovens salesianos presentes nas casas de formação inicial e, por meio deles, apoiar uma reflexão compartilhada sobre os temas centrais dos jovens salesianos e do acompanhamento – Orientações e diretrizes.

Este texto nasceu graças ao envolvimento de mais de 4.000 jovens em formação e salesianos acompanhadores, e é um documento que o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, aprovou com o seu Conselho e apresentou ao 28º Capítulo Geral. Agora, trata-se de garantir sua difusão e acolhimento efetivo nas casas salesianas, em particular nas comunidades de formação inicial. Daí surgiu a ideia destes vídeos-semente, realizados em 5 línguas por jovens irmãos, que se dirigem aos seus homólogos de outros países e culturas para refletir juntos sobre os temas, as oportunidades e os desafios de hoje no acompanhamento pessoal salesiano.

Os vídeos – disponíveis em italiano, inglês, espanhol, francês e português – têm duração média de cerca de 3 minutos; portanto, também são adequados para sua difusão nas principais redes sociais. Entre os temas destacados: a juventude e a ampla presença dos Salesianos na formação como grande recurso; a originalidade do acompanhamento no carisma salesiano; criar confiança, o coração do sistema preventivo na formação.

O vídeo de “lançamento” está disponível a partir de hoje no sdb.org , nos canais de idioma do ANSChannel do YouTube e no site https://formazionesdb.org/ . Espera-se que seja publicado um vídeo por mês, de setembro de 2020 a junho de 2021.

Cada vídeo termina com algumas perguntas para estimular a reflexão pessoal e comunitária. É acompanhado de um cartão – em PowerPoint ou PDF – que aprofunda o foco de cada vídeo, que é a ideia geradora do documento que você deseja relembrar naquele mês, destacando oportunidades e desafios.

Por fim, as pessoas são convidadas a compartilhar seus pensamentos sobre cada “semente” por meio de uma plataforma web , tornando o diálogo e o debate verdadeiramente globais.

O vídeo sobre a primeira “semente” estará disponível online – novamente em sdb.org , nos canais linguísticos do ANSChannel e no site www.formazionesdb.org  – na próxima quinta-feira, 10 de setembro.