Início Comunicação Social Dedicação da Igreja em Juazeiro (CE) cumpre promessa feita por P. Cícero...

Dedicação da Igreja em Juazeiro (CE) cumpre promessa feita por P. Cícero Romão Batista

641
0
Missa de Dedicação da Igreja em Juazeiro do Norte (CE) cumpre promessa feita por P. Cícero Romão Batista. Foto: Inspetoria Salesiana do Nordeste.

A dedicação da Igreja Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte, sertão do Ceará, marca o cumprimento de uma promessa feita por Padre Cícero Romão Batista, patriarca do Juazeiro. O evento teve as marcas de emoção e devoção, no sábado (03/02).

Uma promessa em meio à seca

A história que culminou na construção da igreja remonta ao ano de 1899, quando Padre Cícero e outros clérigos, diante de uma severa seca, fizeram uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus. A promessa era simples: pedir chuvas e, em gratidão, erguer um templo. Com a chegada das tão esperadas chuvas, Padre Cícero deu início à construção da igreja, um símbolo tangível de sua devoção e agradecimento.

Obstáculos no caminho da realização

Entretanto, a jornada rumo à concretização desse ideal não foi isenta de obstáculos. A construção da igreja foi interrompida duas vezes, por ordem do bispo diocesano da época. No entanto, o legado e a vontade de Padre Cícero permaneceram vivos. Em seu testamento, ele confiou aos padres salesianos a missão de concluir sua promessa, um compromisso que se estendeu ao longo dos anos.

A cerimônia de dedicação e os próximos passos

Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo Diocesano de Crato, presidiu a celebração. A presença ilustre do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, e de outros 3 bispos – Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza, Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, bispo da Diocese de Tianguá e Dom Fernando Panico, bispo emérito da Diocese do Crato – além dos inspetores das seis Inspetorias Salesianas do Brasil, conferiu ainda mais solenidade ao evento. Na cerimônia, o cardeal Ángel Fernández Artime destacou a importância desse momento não apenas para a comunidade local, mas também para a história religiosa da região.

Padre Inácio Vieira, inspetor Salesiano do Nordeste, expressou sua gratidão pela presença do cardeal e ressaltou que, embora o passo dado fosse significativo, ainda há aspectos a serem concluídos na igreja. “O passo de hoje é importante, mas a nossa missão ainda não terminou”, afirmou. “Sim, meu padrinho, terminaremos as portas ainda, os espaços simbólicos ao mesmo tempo, a Capela do Santíssimo”, declarou.

Em um momento especial da cerimônia, Padre Cícero foi declarado salesiano cooperador póstumo, honraria que reconhece aqueles que se comprometem com a obra apostólica e vivem o espírito salesiano. “É dizer que o padre Cícero em vida, pelo amor que teve à obra salesiana, foi um de nós”, enfatizou padre Inácio. Assim, a dedicação da Igreja Bom Jesus do Horto não apenas concretizou o sonho de Padre Cícero, mas também reforçou os laços entre a comunidade local e a herança espiritual deixada pelo patriarca do Juazeiro.