Início Instituição de Ensino Superior Curso de Odontologia na UCDB é autorizado com maior conceito de Campo...

Curso de Odontologia na UCDB é autorizado com maior conceito de Campo Grande

382
0

Autorizado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Odontologia da Universidade Católica Dom Bosco recebeu o maior conceito (5) entre os outros cursos de Campo Grande, incluindo as universidades públicas. A notícia é comemorada pela comunidade acadêmica, que ressalta os diferenciais propostos na nova graduação da Católica. A previsão é de abertura das inscrições e processo seletivo ainda em 2024, assim que publicado o ato de autorização do Diário Oficial da União (DOU).

O Reitor em exercício, Dr. Taner Douglas Alves Bitencourt, comemorou a autorização, afirmando: “Esta é uma notícia que a comunidade campo-grandense aguardava há muito tempo. Sabemos da confiança e do reconhecimento que as pessoas têm com a UCDB e por isso temos a certeza de que o novo curso trará muitos ganhos para a sociedade, com atendimento à comunidade e formando profissionais qualificados”.

A oferta será presencial, integrando-se multiprofissionalmente com outros cursos da área de saúde e privilegiando experiências simuladas e reais, fundamentais para a formação dos futuros cirurgiões dentistas. Segundo o coordenador do curso, professor Dr. Leandro Tortosa, a UCDB dispõe de uma infraestrutura reconhecida nacionalmente, destacando-se o ambiente pré-clínico e laboratórios de habilidades, que simulam a aplicação de diferentes técnicas clínicas e cirúrgicas antes do atendimento em pacientes reais. “A Odontologia vai se integrar a essa estrutura tradicional e já bem-sucedida”, afirmou.

O curso será focado na prática desde o primeiro semestre, com disciplinas práticas da Odontologia e utilização do ambiente pré-clínico. Os gestores do curso enfatizam a importância do respeito às etapas de conhecimento e especializações, priorizando uma base sólida em disciplinas como anatomia e fisiologia antes de introduzir práticas mais avançadas.

Por estar inserido em uma universidade que valoriza a pesquisa, a graduação em Odontologia da UCDB terá uma forte ligação com a pós-graduação, especialmente com o Mestrado e Doutorado em Biotecnologia. Além disso, convênios já firmados com hospitais de Campo Grande e região proporcionarão atendimento à comunidade desde o início do curso, enfatizando o comprometimento comunitário da instituição.

Para a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Dra. Rubia Renata Marques, o foco será sempre na formação de excelência. “Formamos um time de professores experientes e atuantes na área da Saúde, que entendem qual é o foco pretendido para o curso, que é o generalista, inclusivo, criativo e inovador, sem falar que faz parte do nosso DNA a formação de um profissional completo, não apenas no aspecto técnico, mas também no humano”, destacou.Parte superior do formulário.

Com informações: Assessoria UCDB