Início Comunicação Social Coordenadores Regionais de Comunicação Social se reúnem para refletir e planejar juntos

Coordenadores Regionais de Comunicação Social se reúnem para refletir e planejar juntos

45
0

(ANS – Roma) – Na última sexta-feira, 4 de março de 2022, o P. Gildasio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social (CS), conduziu, on-line, o primeiro encontro de 2022 com os Coordenadores Regionais da CS, evento que contou com a presença de dois membros do Setor de Comunicação em Roma, o P. Harris Pakkam, Diretor da ANS, e o P. Ricardo Campoli.

Também participaram do encontro:

– P. João Carlos Ribeiro (América Cone Sul)

– P. Ernest Rosario (Ásia Sul)

– P. Mariusz Jawny (Europa Centro e Norte)

– P. Javier Valiente (Mediterrânea)

– P. Rigobert Fumtchum (África-Madagascar)

– P. Ambrose Pereira (Ásia Leste-Oceânia)

– Zaida Elisa Navarrete (Interamérica)

Durante a reunião, coordenada pelo P. Ernest Rosario, a equipe dialogou acerca das atividades do ano passado e planejou novas ações, seguindo o planejamento para 2022 do Setor para a CS.

A equipe também analisou a Escola Salesiana de Comunicação Social (SSCS), projeto de formação para Delegados de Comunicação e Leigos empenhados na comunicação nas presenças salesianas de todas as Inspetorias. Um total de 508 pessoas participam deste projeto, que já está ativo, e que terminará, nas várias regiões, entre os meses de agosto e dezembro de 2022.

Além disso, a Equipe passou a examinar dois importantes projetos de CS, nos quais esteve muito envolvido o Setor: – o Festival cinematográfico juvenil salesiano “Don Bosco Global Youth Film Festival”; – e a Estreia do Reitor-Mor para 2022. As opiniões colhidas sobre o tema foram positivas e se fizeram também sugestões e propostas para as futuras edições.

O P. Ambrose Pereira, por sua vez, apresentou brevemente o “Pacto Educativo Global”, documento proposto pelo Papa Francisco em 12 de setembro de 2019 como um convite ao diálogo sobre como estamos construindo o futuro do planeta e sobre a necessidade de envolver os jovens e a sociedade na direção de uma transformação positiva do mundo. O documento será estudado pelos Delegados da CS no intuito de estabelecer um diálogo entre a comunicação e as propostas do Pacto Global, e as ações que podem derivar de tal diálogo.

Durante o encontro também foram anunciados o calendário e os locais dos encontros conjuntos entre os Delegados da SC e os Delegados da Formação nas várias Regiões Salesianas, de agosto a novembro de 2022. Também foi anunciada a organização que está sendo realizada para a Consulta Mundial do Setor Comunicação, que ocorrerá em Lisboa, de 29 de outubro a 1º de novembro deste ano.

No contexto do processo de aprofundamento e implementação de um pensamento projetual, e à luz da terceira proposta programática do Reitor-Mor para o sexênio, referente ao chamado “Sacramento Salesiano da Presença”, foi anunciado que, de maio de 2022 a dezembro de 2023, o Conselheiro Geral acompanhará e apoiará cada Delegado Inspetorial de CS na elaboração e atualização do Plano de Comunicação de sua Inspetoria.

Por fim, o P. Mendes elogiou e agradeceu o serviço dedicado de todos os Coordenadores Regionais de CS e exortou-os a continuar a trabalhar em estreita colaboração com os Delegados Inspetoriais de PJ e a promover a comunicação ‘institucional’ em linha com a missão da Congregação, para educar e evangelizar os jovens, especialmente os mais pobres.