Início Comunicação Social Constituída a Comissão Internacional de Comunicação Social Salesiana

Constituída a Comissão Internacional de Comunicação Social Salesiana

42
0

(ANS – Roma) – No decorrer de um encontro online realizado ontem, 26 de agosto, e organizado pelo Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais, P. Gildásio Mendes dos Santos, foi constituída a Comissão Internacional Salesiana de Comunicação Social. O encontro contou com a presença dos Coordenadores dos Delegados para a Comunicação Social das várias Regiões: Zaida Elisa Navarrete (América), P. Pierluigi Lanotte (Europa Mediterrânea), P. James Gardner (Europa Centro-Norte), P. Ernest Rosario (Ásia Sul), P. Lijo Vadakkan (África-Madagascar) e P. Peter P Chinh (Ásia Leste-Oceania).

Durante o encontro, cada delegado apresentou a realidade de sua Região de origem e compartilhou com os demais participantes suas propostas para o futuro.

Por sugestão do Conselheiro Geral, nos próximos encontros a recém-constituída comissão será coordenada pelo P. Ernest Rosário e se reunirá cerca de uma vez por ano em Roma, onde todos terão a oportunidade de se encontrar pessoalmente para discutir e aprofundar diversos temas e encontrarem com o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime.

“Gostaria de chamar este grupo ‘International salesian communication committee’, comissão internacional de comunicação salesiana. Será importante realizar estas reuniões anuais porque é fundamental discutir, debater e ter uma noção clara de quais são as nossas ideias comuns”, disse o P. Gildasio dos Santos Mendes.

O P. Gildasio pediu então a todos os participantes que incentivassem os delegados a trabalharem no futuro instrumentum laboris da comunicação social. “Queremos envolvimento, seria triste escrever um documento sozinho, devemos trabalhar juntos, isso é realmente fundamental”, disse ainda o Conselheiro.

A comissão também foi convidada a levar em conta o programa do Reitor-Mor para o próximo sexênio. É importante ter clareza sobre as orientações e sugestões do Reitor-Mor para que sejam incluídas no plano de comunicação do próximo ano. “Vou dar um exemplo: o Reitor-Mor incluiu o tema da ecologia entre as prioridades do programa, então este será um tema que nós também precisaremos considerar”, prossegue o Conselheiro para as Comunicações Sociais.

O encontro terminou em um clima de alegria, com um cumprimento fraterno entre os delegados, que renovaram o compromisso de se encontrarem e continuarem trabalhando juntos nos próximos anos.

A função dos membros da comissão será animar e dar continuidade às orientações do Dicastério em cada Região.