Início Família Salesiana Começa a 42ª Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana

Começa a 42ª Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana

Cardeal Fernández Artime declara que “O carisma salesiano hoje é necessário mais do que nunca”.

246
0
Cardeal Ángel Fernandez Artime abriu a Jornada de Espiritualidade Salesiana. Foto: ANS

A 42ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2024 começou nesta quinta-feira (18/01), em Turim, marcando um retorno do público como nos tempos pré-Covid. O evento contou com a participação de 345 membros de 45 países, representando 22 grupos da Família Salesiana no Teatro Dom Bosco.

O Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos e Centro de Unidade da Família Salesiana, deu as boas-vindas, destacando o caráter acolhedor do local. “Estamos na casa de todos nós. Nossa Senhora nos acolhe, Deus nos abençoa. Estamos aqui para mostrar um carisma muito vivo”, declarou o Cardeal.

O Inspetor do Piemonte, Vale de Aosta e Lituânia, Dom Leonardo Mancini, abriu oficialmente o evento, abordando o tema da Estreia. Ele enfatizou que “se o espírito salesiano vive em nós, não podemos deixar de nos interessar pelos jovens na descoberta surpreendente e encorajadora do sonho que Deus tem para eles”.

Padre Joan Lluis Playà, Conselheiro Geral para o Secretariado da Família Salesiana e Coordenador das Jornadas, convocou os participantes a “viver com intensidade e entusiasmo o evento”, destacando a palavra-chave deste ano: “sonho”.

A parte visual do evento foi marcada pela chegada ao palco de 32 representantes dos cinco continentes, cada um trazendo um cubo. Juntos, eles construíram uma parede de papelão representando os símbolos dos grupos da Família Salesiana, proporcionando uma forte impressão visual da consistência e variedade do carisma salesiano.

O momento crucial foi a apresentação do vídeo da Estreia 2024 pelo Reitor-Mor, que revelou o tema escolhido: “200 anos depois do Sonho de Nove Anos, só poderia ser este o fio vermelho. Foi imediatamente aprovado por unanimidade!”

O Cardeal Á.F. Artime compartilhou impressões adquiridas em suas visitas a 120 países em 10 anos de reitoria. Ele destacou quatro pontos essenciais: a natureza profética do sonho de Dom Bosco, a importância de recuperar o pensamento salesiano em torno desse sonho, o protagonismo dos jovens na ação salesiana e a necessidade atual do carisma salesiano diante da crescente violência na sociedade.

Na Estreia 2024, o Reitor-Mor expressou doze desejos, “pequenos sonhos”, para a Família Salesiana. Ele enfatizou a importância de demonstrar esperança e frescor nas ações, ressaltando que “Nascemos para os mais necessitados”.

Ao final da assembleia, foi exibido um vídeo testemunho dos membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), destacando a influência contínua de Maria Auxiliadora na família cristã. O primeiro dia das jornadas encerrou-se com otimismo e a promessa de realizar os “pequenos sonhos” para um mundo melhor.

Antonio R. Labanca