Início Comunicação Social Colégio São Gonçalo realiza formação para líderes de sala

Colégio São Gonçalo realiza formação para líderes de sala

54
0

Cerca de 30 alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Salesiano São Gonçalo, escolhidos como líderes de sala pelos próprios colegas, tiveram um final de semana especial na Casa dos Sonhos, na Chapada dos Guimarães (MT), nos dias 24 e 25 de abril. Eles participaram do segundo encontro de formação de lideranças do colégio. O primeiro foi realizado no ano passado, poucos dias antes das atividades serem interrompidas pela pandemia.

Foram dois dias intensos de estudo, formação, recreação e celebração, sob orientação da equipe de pastoral do CSSG, e respeitando as regras de distanciamento e assepsia. O encontro foi estruturado em: a experiência da partilha, a formação sobre o que é líder, a importância do líder e o papel do líder. A proposta da convivência com os jovens nesses dois dias englobou três dimensões, que são o formativo, o religioso e o recreativo com a gincana, com todas as atividades e desafios voltados para o treinamento da liderança. De acordo com o coordenador da Pastoral do Colégio São Gonçalo, P. Wilson Pereira, num primeiro momento, os estudantes aprenderam sobre a formação do líder em geral e, em um segundo momento, divididos por lideranças afins. “Foi feito um trabalho específico com cada uma dessas três áreas. E cada um desses trabalhos, com o ‘pano de fundo’, tentando despertar para a realidade do serviço dentro do colégio. E, ao mesmo tempo, criando a mentalidade de que essas lideranças têm um vínculo também extra sala de aula com a pastoral do colégio. Então eles se tornam, como lideranças de sala, os olhos e a extensão da voz, das propostas da pastoral para a sala de cada um deles”, revelou.

O diferencial da formação de líderes na escola salesiana ficou claro através dos modelos de liderança apresentados. “Nós os levamos a descobrir os aspectos da liderança dentro da espiritualidade juvenil salesiana, especificamente através de Domingos Sávio, Laura Vicuña e Miguel Magone”, afirma o coordenador da pastoral.

Esta formação deverá ser repetida com adaptações para os líderes de sala do Ensino Médio da escola, agora no mês de maio, mas em duas etapas: a primeira com os líderes dos primeiros anos e, numa segunda etapa, com os líderes dos segundos e terceiros anos.

Aos poucos, a rotina de atividades pastorais do Colégio São Gonçalo vai sendo retomada. Os grupos do Terço, Tupac, ADG e dos coroinhas já retomaram parte das atividades. Os demais grupos, que demandam encontros presenciais ainda aguardam uma melhora na situação sanitária para poderem retornar aos trabalhos. Já as Jornadas Masculina e Feminina já estão agendadas para o mês de maio.