Início Comunicação Social Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá realiza “Jornada Masculina”

Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá realiza “Jornada Masculina”

76
0

O encontro de jovens realizado no último final de semana, entre os dias 11 e 13 de junho, na casa de retiros que fica no município de Chapada dos Guimarães (MT), foi o primeiro depois de 1 ano e 3 meses de interrupção desse tipo de atividade pastoral, por causa das restrições impostas como medida de combate à pandemia. Foi a 63ª Jornada Masculina para os alunos do Ensino Médio do Colégio São Gonçalo de Cuiabá.

A Casa do Sonho é uma casa de retiros mantida pelo Colégio São Gonçalo no município de Chapada dos Guimarães, que fica a aproximadamente 70Km da capital de Mato Grosso. Participaram do encontro juvenil 30 alunos do 1°e 2° anos do Ensino Médio. O evento contou com uma equipe de 7 monitores e mais um educador da pastoral, o P. Wilson e também o diretor da escola, P. Gildo, e um casal de colaboradores. O casal de leigos, Márcio e Ziza, da comunidade Canção Nova em Cuiabá, fez uma palestra direcionada para o amor e para a afetividade e o momento de Maria, destacando a importância e a significatividade da presença de Maria para a juventude cristã.

A Jornada Masculina teve como temática “Eu me abro ao teu querer”, que é o título de uma música de Juninho Cassimiro, que se tornou referência durante o encontro. “Foram momentos de intensa alegria, marcados pela espiritualidade, pela devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, pela convivência fraterna bastante intensa, momentos de adoração ao Santíssimo, de reflexão, de confissão, de algumas partilhas de vida, das experiências que estavam sendo feitas durante a jornada”, afirmou o P. Wilson Pereira, coordenador de Pastoral do Colégio São Gonçalo.

A ‘jornada’ terminou no domingo às 15h com o retorno para o colégio. No teatro do colégio estavam as famílias à espera dos jovens para um momento celebrativo, conduzido pela pastoral da escola. Para os alunos do Ensino Médio, a Jornada é a porta de entrada para os grupos da pastoral. “Nós não voltamos todos os grupos porque são 40% dos alunos estão estudando em modo presencial, enquanto que a outra parte está em modo remoto. Por isso, ainda não tem como funcionar todos os grupos”, explica o coordenador de pastoral. Mas, a partir da jornada, os grupos de leitoras, leitorinhas e coroinhas começa a funcionar. Além disso, foi reativado o grupo TUPAC, para alunos do 7°ao 9° ano do Ensino Fundamental, e já está com 46 adolescentes participando todas as sextas-feiras no colégio. Os outros grupos serão ativados na medida em que as jornadas forem acontecendo.

Para este ano está prevista a realização de 4 Jornadas, sendo 2 masculinas e 2 femininas. A primeira edição feminina deste ano será a 73ª da escola e deve acontecer já no próximo final de semana, entre os dias 18 e 20 de junho. A expectativa é de que até o mês de setembro sejam realizadas as 4 jornadas do CSSG.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02