Início Escola Colégio Salesiano Santo Antônio realiza “Procissão do Encontro” para alunos e professores

Colégio Salesiano Santo Antônio realiza “Procissão do Encontro” para alunos e professores

303
0
Procissão do Encontro lembra um dos momentos fortes da Semana Santa no Colégio Salesiano Santo Antônio, em Cuiabá. Foto: Divulgação CSSA

A equipe de Pastoral do Colégio Salesiano Santo Antônio, em Cuiabá, promoveu nesta sexta-feira (22/03) a ‘Procissão do Encontro’, para alunos e corpo pedagógico.

A procissão aconteceu às dez e quarenta da manhã com a participação dos alunos do Fundamental II e Ensino Médio. No final desse momento de espiritualidade foram queimados todos os pedidos e intenções que foram recolhidos durante o tempo Quaresmal.

A “Procissão do Encontro” é uma parte significativa da liturgia e tradição católica durante a Semana Santa, especialmente no contexto das celebrações da Sexta-feira Santa. Ela recria o encontro de Jesus Cristo com sua mãe, Maria, no caminho para o Calvário, e o encontro de Jesus com Simão de Cirene, que ajudou a carregar a cruz. Esta procissão é uma representação simbólica e dramática do caminho de Cristo para a crucificação.

A Procissão do Encontro geralmente ocorre em duas partes:

Encontro de Jesus com sua mãe, Maria: Nesta parte da procissão, duas imagens são carregadas, uma representando Jesus carregando a cruz e a outra representando Maria. As duas imagens seguem caminhos diferentes até se encontrarem, simbolizando o encontro doloroso e emocionante entre mãe e filho durante o trajeto para o Calvário. Toda a procissão é acompanhada por cânticos, orações e leituras bíblicas que refletem sobre o sofrimento de Maria ao ver seu Santíssimo Filho carregando a cruz.

Encontro de Jesus com Simão de Cirene: Na segunda parte da procissão, outra imagem de Jesus carregando a cruz se encontra com outra representando Simão de Cirene, que foi compelido a ajudar Jesus a carregar a cruz. Isso é geralmente feito para destacar o papel da comunidade e a importância da solidariedade e do apoio mútuo diante do sofrimento e da adversidade.

A Procissão do Encontro é uma oportunidade que os jovens aproveitaram para meditar sobre o sacrifício de Cristo e o papel de Nossa Senhora na história da Salvação. É uma parte emotiva e poderosa das celebrações da Semana Santa, destinada a inspirar os participantes a refletir sobre a paixão e morte de Jesus e a profundidade do amor de Deus pela humanidade.