Início Escola Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande antecipa espírito olímpico em competição...

Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande antecipa espírito olímpico em competição esportiva

309
0
Colégio Dom Bosco de Campo Grande realiza 54ª Edição dos Jogos Salesianos. Foto: Reprodução Facebook

Os Jogos Salesianos são uma competição que mobiliza todos os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco anualmente. O colégio literalmente para durante os dias de competição, pois até as aulas ganham uma pausa para valorizar a atividade esportiva. Neste ano olímpico, os jogos ganharam um elemento a mais de incentivo e proposta educativa.

A abertura da 54ª edição dos  Jogos Salesianos do Colégio Dom Bosco aconteceu nesta quarta-feira (15/05) no pátio do Colégio Salesiano, no centro de Campo Grande. Alunos, professores, equipe pedagógica, salesianos e famílias participaram do desfile das equipes que culminou com a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, a grande homenageada da festa.

A competição é dividida nos níveis escolares, Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. As modalidades são adequadas a cada faixa etária para que ninguém fique de fora. As principais modalidades olímpicas como basquete, vôlei e futebol estão presentes. No entanto, também há espaço para cabo de guerra, corrida de saco, malha e outras brincadeiras lúdicas que se transformam em modalidades esportivas em perfeito espírito olímpico. Acadêmicos de Educação Física da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) participam dos Jogos ficando responsáveis pelas arbitragens.

Simultaneamente aos jogos, o colégio também realiza a Campanha de solidariedade, angariando alimentos e agasalhos para doar a Instituições de atendimento social da cidade, previamente cadastradas. Neste ano, excepcionalmente, 2 toneladas dos alimentos angariados tiveram como destino as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira (16/05) os jogos aconteceram nas quadras do Colégio e no Centro Poliesportivo. O diretor do Colégio, P. Wagner Galvão lembra que no Sistema Preventivo Salesiano, os esportes e atividades físicas desempenham um papel fundamental na formação de bons cristãos e honestos cidadãos. “Dom Bosco frequentemente organizava jogos e atividades ao ar livre em suas escolas e oratórios, vendo nelas uma maneira bastante eficaz de educar os jovens de maneira positiva e atraente. Ele acreditava que “um oratório sem música e jogos é como um corpo sem alma” e que essas atividades eram essenciais para manter os jovens engajados e motivados. Por isso, o Colégio Dom Bosco e todas as escolas salesianas pelo mundo valorizam os Jogos Salesianos”, declarou.