Início Comunicação Social Colégio Dom Bosco retoma “Jornadas” depois de 2 anos

Colégio Dom Bosco retoma “Jornadas” depois de 2 anos

40
0

Cerca de 25 jovens estiveram reunidos no Instituto São Vicente – Lagoa da Cruz, em Campo Grande, neste final de semana. Eles são o primeiro grupo de rapazes a fazerem a “Jornada Masculina” do Colégio Salesiano Dom Bosco após um período de 2 anos de interrupção, a maior parte do tempo, por causa da pandemia. A última Jornada Masculina havia sido realizada em março de 2019. No ano passado, a Jornada Masculina acabou cancelada porque a proibição de atividades foi decretada justamente na semana em que o retiro aconteceria, quando já estava quase tudo pronto.

O impacto da pandemia sobre as atividades pastorais não parou por aí. A jornada é geralmente realizada com até 65 jovens. Desta vez, com a necessidade de manter distanciamento durante as atividades e também para o alojamento, o número precisou ser reduzido. O ano de intervalo também gerou uma descontinuidade da atividade juvenil que se alimenta pela transmissão das experiências vividas pelos jovens no encontro.

A 113ª Jornada Masculina do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande aconteceu no Instituto São Vicente – Lagoa da Cruz, em formato de acampamento. A amplidão dos espaços no local facilitou o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5m nos ambientes coletivos de refeições e palestras. Além disso, todos usaram máscaras em quase todo tempo e também foi disponibilizado álcool gel para assepsia das mãos. As barracas foram individuais e a equipe de Pastoral do Colégio adquiriu o equipamento para os que não tinham, de forma que nenhuma delas fosse compartilhada.

A experiência, mesmo com as normas de biossegurança implantadas, foi marcante para os jovens. Eles puderam experimentar os primeiros passos na caminhada de fé, amizade e doação pessoal, proposta aos jovens, com o estilo particular da alegria e santidade salesianas. A próxima “Jornada” a ser realizada pelo Colégio Dom Bosco está marcada para começar no próximo dia 30 de abril e será para as meninas.

Depois de fazerem a experiência da jornada, os jovens são convidados a participar dos grupos de pastoral da escola que, neste ano são seis, e já estão em atividade desde o início do ano, mesmo que seja em modo remoto, assim como as aulas.