Início Comunicação Social Cidade Dom Bosco usa redes sociais para chegar aos seus atendidos em...

Cidade Dom Bosco usa redes sociais para chegar aos seus atendidos em Corumbá (MS)

65
0

A paralisação do atendimento nas Obras Sociais é uma das consequências da pandemia de covid-19 porque demanda aglomeração pessoas, assim como as aulas nas escolas e as celebrações religiosas.

Por conta das regras impostas de isolamento social, como medida de prevenção ao contágio da covid-19, a Cidade Dom Bosco, assim como diversas ONGs e Obras Sociais no Brasil e no mundo, está com as suas atividades presenciais com os educandos e suas famílias paralisadas.

Diante deste cenário, uma das maneiras encontradas pelos setores da Cidade Dom Bosco para continuar o trabalho junto às cerca de 500 crianças e adolescentes atendidos, foi por meio das Redes Sociais, através do Facebook, Instagram e os contatos pelo WhatsApp, inclusive com a Escola E. Dom Bosco, criando um contato exclusivo para tirar as dúvidas dos alunos e seus responsáveis.

Nas Redes Sociais, foi lançado o projeto Oficina em Casa, em que os educadores das oficinas oferecidas pelos programas do setor social da Obra, como o Karatê e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), gravaram diversos vídeos com lições básicas sobre suas atividades, deixando inclusive tarefas e exercícios para os educandos praticarem em casa. Desta maneira, ainda que distante, manteve-se o contato dos educadores com seus educandos.

Para Fernando Melgar, coordenador da Cidade Dom Bosco, o projeto tem servido como uma “ferramenta de contato com os atendidos, um caminho para a continuidade do trabalho da Obra Social nesse momento“. Além das oficinas, a Cidade Dom Bosco tem divulgado também suas iniciativas de caridade e ajuda humanitária, como o projeto #MãosQueAjudam.

A Pastoral Juvenil também tem produzido vídeos, posts diários com reflexões em suas páginas e grupos de conversa, além de Transmissões ao vivo, que têm sido um grande sucesso. Ana Reinaldi, coordenadora da Pastoral Juvenil da Cidade Dom Bosco, diz que “com a nova onda das ‘lives’ nas redes sociais e, por ser atrativo principalmente para os jovens, a ideia surgiu da própria Equipe de Pastoral, pensando em uma maior aproximação com os jovens neste momento. A proposta é a mesma, de levar a alegria e o evangelho aos jovens, só que desta vez, para toda a família em casa”.

Somente com as duas ‘lives’ produzidas pela equipe de Pastoral no fim de abril, foram mais de 5 mil visualizações que, juntamente com a publicação dos vídeos e posts, houve um alcance de quase 30 mil pessoas ao todo, somente na Fanpage do Facebook da Cidade Dom Bosco.

“Neste momento, a rede social é a única forma de estarmos mais próximos dos atendidos. Através da alegria e do amor Salesiano, sempre reforçamos que, apesar desse distanciamento social, estamos sempre à disposição para um “bate-papo”, uma orientação. É um grande desafio pois 95% das atividades da Pastoral antes das Lives eram realizadas com a presença da juventude”, completou Ana Reinaldi.

O período de pandemia e isolamento social tem sido um grande desafio para todos, mas também de reinvenção e adaptação aos novos meios de contato com as pessoas. Por conta do distanciamento físico, esses canais de comunicação nunca foram tão úteis e, como diz o lema do projeto #MãosQueAjudam, “não podemos estar reunidos, mas estaremos unidos”, para ensinar, dialogar, divulgar e também ajudar ao próximo.

Além das atividades educativas e de caráter evangelizador, o setor de assistência social da Obra Social também continua funcionando, por meio de iniciativas que visam atender as famílias em situações de emergência.

De acordo com o padre Eduardo Moura, diretor da Cidade Dom Bosco, “apesar dos limites que vivenciamos, devido ao período de isolamento, nosso trabalho continua em prol dos que mais precisam. Montamos três etapas para prosseguir no acompanhamento das famílias e atendidos. A primeira, oferecemos formação a respeito da necessidade de higienização e os cuidados básicos para evitar o Coronavírus antes mesmo de paralisamos as atividades da Obra. Segundo, montamos uma central de informações para as famílias que poderiam receber o auxílio emergencial do Governo. Estamos agora, no monitoramento das famílias que precisam de alimento e atendemos através das doações dos benfeitores”.

 

Para conferir o trabalho desenvolvido pela Cidade Dom Bosco no Facebook, basta acessar o link https://www.facebook.com/msmtcidadedombosco/, ou buscar pelo nome da @cidadedombosco no Instagram.

 

Bruno Victor de Arruda Pinheiro

Comunicação da Cidade Dom Bosco