Início Paróquias Centro Universitário do Vale do Araguaia abre as portas para a Pastoral...

Centro Universitário do Vale do Araguaia abre as portas para a Pastoral Universitária em Barra do Garças

93
0

Na manhã desta quinta-feira (16/03), o Padre Waldomiro Bronakowski, pároco da Paróquia Santo Antônio de Barra do Garças, conheceu a infraestrutura do Centro Universitário do Vale do Araguaia. Durante a visita foi realizada uma reunião para estabelecer uma parceria entre a Pastoral Universitária com a comunidade acadêmica do UNIVAR.

Estavam presentes na reunião os idealizadores da criação do pastoral no UNIVAR, os professores do curso de odontologia, acadêmicas do mesmo curso, o Padre Waldomiro e os representantes da IES: a Pró-reitora acadêmica, Gersileide Paulino,  o Pró-reitor administrativo, Eduardo Afonso e a Diretora administrativa, Janaina Ferreira.

A Pastoral Universitária é a ação evangelizadora da Igreja no âmbito universitário. É uma pastoral de fronteira, âmbito privilegiado do diálogo da Igreja com a cultura, com o mundo acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores e funcionários”, explicou a Pró-reitora Gersileide Paulino.

O objetivo principal da Pastoral Universitária é o desenvolvimento humano integral dos estudantes, oferecendo um espaço de acolhimento, formação e diálogo, que favoreça a construção de valores éticos e morais, a partir da vivência da fé e da espiritualidade.

Gersileide Paulino ressaltou que a “Pastoral Universitária busca promover a cultura do diálogo inter-religioso e intercultural, estimulando o respeito às diferenças e a convivência pacífica entre as diferentes crenças e culturas presentes na comunidade acadêmica. Dessa forma, ela contribuirá para a formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com a transformação social, capazes de atuar em diferentes áreas da sociedade, em prol do bem comum”.

Padre Waldomiro Bronakowski, salesiano da Inspetoria de Campo Grande, possui vasta experiência na educação. Ele já atuou em cargos de gestão em escolas e universidades da Missão Salesiana nas cidades de Lins, Araçatuba, Campo Grande e Corumbá.

“A educação e a juventude são o carisma para os Salesianos. Os jovens universitários fazem parte da paróquia e a palavra chave da pastoral é evangelizar. Existimos para evangelizar, a ordem que Jesus deixou foi ‘Ide e pregai o evangelho’. Por isso, queremos implantar a nossa pastoral aqui no UNIVAR. Todos serão bem-vindos, nosso intuito é iniciar no UNIVAR e futuramente realizar parcerias com outras IES de Barra do Garças”, destacou Padre Waldomiro.

As ações desenvolvidas pela Pastoral Universitária serão variadas e incluem atividades de formação, como cursos, palestras e seminários, além de momentos de oração, celebrações litúrgicas, encontros de grupos de reflexão e ações solidárias.

Com informações: Assessoria de Comunicação UNIVAR