Início Comunicação Social Centro Juvenil Dom Bosco recebe Declaração de Utilidade Pública da Prefeitura de...

Centro Juvenil Dom Bosco recebe Declaração de Utilidade Pública da Prefeitura de Primavera do Leste

55
0
Equipe diretiva do Centro Juvenil Dom Bosco de Primavera juntamente com os Vereadores da cidade

O Legislativo Municipal de Primavera do Leste (MT), cidade que fica a 243 Km da capital, Cuiabá, aprovou projeto de lei municipal com a Declaração de Utilidade Pública do Centro Juvenil Dom Bosco daquela cidade. A votação aconteceu na segunda-feira (05/07).

A nova Lei Municipal Nº 1.967 DE 08 DE JULHO DE 2021 atende a uma solicitação apresentada pelo Ir. Mestre Damião de Jesus Souza, diretor do Centro Juvenil Dom Bosco, em que demonstrou a importância do trabalho desenvolvido em prol da sociedade primaverense, para formar bons cristãos e honestos cidadãos.

A aprovação é um reconhecimento de que a instituição desenvolve atividades no enfrentamento das situações de risco junto aos jovens e adolescentes de Primavera do Leste. O poder público também reconhece que os salesianos, através do Centro Juvenil, executam ações e projetos que promovem mudanças efetivas na vida dos jovens e contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, oferecendo atividades educativas, recreativas, culturais, esportivas, e de preparação para o trabalho, além de formação humana, social e religiosa com os jovens.

A presença salesiana em Primavera do Leste conta com a direção do P. Ângelo César Cenerino e ainda o trabalho do P. Tiago Figueiró e do Irmão Damião de Jesus Souza.

O Centro Social Dom Bosco de Primavera do Leste (MT) começou em 2006, como um oratório, com a ajuda de coroinhas e voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Salete. Em 2007 o oratório se transformou no Centro Juvenil Dom Bosco com a intenção de acolher e atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  Em 2010 a obra passa a ser chamada de Centro Social Dom Bosco. Com o advento do Estatuto da Criança e Adolescente, baseada nos preceitos da Lei, busca um direcionamento no sentido de empreender um trabalho articulado com a família, escola e sociedade. Está estabelecida no mesmo local desde sua fundação e a cada ano vem se estruturando e desenvolvendo mudanças que são reconhecidas tanto pela utilidade pública, quanto pela comunidade ao seu entorno.

No desenvolvimento de suas atividades, a Associação presta serviços permanentes de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pelo CMAS, não fazendo distinção alguma de clientela quanto à raça, cor, sexo, credo político ou religioso. A manutenção das atividades é feita através da parceria entre a Missão Salesiana de Mato Grosso e o poder público municipal.