Início Comunicação Social Aspirantes fazem retiro em preparação ao Pré-noviciado

Aspirantes fazem retiro em preparação ao Pré-noviciado

80
0

Em 3 dias intensos de convivência, oração, meditação e celebração, os jovens que, durante o ano de 2020, participaram como aspirantes nas comunidades salesianas da Inspetoria de Mato Grosso, fizeram um retiro em preparação ao pré-noviciado.  “Ao invés de fazermos um encontro de uma semana como deveria ser em novembro, nós transformamos em um retiro de pré-noviços, com pregações, com meditações, principalmente com a Lectio Divina, porque é a Palavra de Deus que nos ilumina”, afirmou o P. Wagner Galvão, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional da MSMT.

O pré-noviciado é a primeira etapa da caminhada da formação inicial do salesiano. Por isso, é sempre importante uma preparação para que os jovens fortaleçam a pertença à comunidade e tenham contato com a realidade do carisma salesiano. De acordo com o vigário inspetorial da MSMT, P. Elias Roberto, os pré-noviços recebem uma ideia do que irão trilhar nas cinco etapas seguintes, durante 11 anos de formação religiosa. “Vai ser muito forte a formação humana, cristã, esse viver em comunidade, viver a partilha, colocar tudo em comum, viver realmente uma entrega com toda aquela leveza que a vida religiosa pede, viver uma grande experiência dessa dimensão humana. E, também, já dando alguns passos já nas dimensões intelectual, espiritual e apostólica”, explica P. Elias.

Para o aspirante Pedro Lucas, o ano de 2020 foi muito proveitoso para crescer no carinho com Dom Bosco e para conhecer a vida da comunidade salesiana. “A pandemia atrapalhou um pouco, mas nada que a gente não conseguisse se reinventar nas atividades pastorais”, revela o jovem.

Euclides Fernandes

DRT/MS  55/02