Início Escola Alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco representam o Brasil em concurso de...

Alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco representam o Brasil em concurso de fotografia internacional

245
0
Alunos do Colégio Dom Bosco que representaram o Brasil em concurso mundial. Foto: MSMT

Os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande tiveram seus trabalhos publicados no catálogo do concurso fotográfico “O Sonho de Dom Bosco Hoje”. O concurso mundial foi uma promoção do Museu Casa Don Bosco, em Valdocco, Turim, na Itália. A realização é mais um evento em comemoração ao bicentenário do Sonho dos Nove Anos de São João Bosco.

Uma data especial

Na última quinta-feira (16/05), recordando o momento em que Dom Bosco celebrou a sua primeira e única Missa no altar de Maria Auxiliadora da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Castro Pretorio (Roma), aconteceu a publicação do catálogo online com todas as propostas apresentadas ao concurso de fotografia.

A missa de Dom Bosco, que aconteceu no dia 16 de maio de 1887, foi interrompida quinze vezes pelas lágrimas do celebrante. Na ocasião, Dom Bosco teve a graça de compreender todo o seu caminho de vida. Naquele momento, o ‘Sonho de Nove Anos’ tornou-se claro para ele, realizando assim também a afirmação profética daquele sonho: “A seu tempo tudo compreenderás”. Hoje, dois séculos depois, o Sonho de Dom Bosco ainda é uma realidade nas presenças salesianas em todo o mundo. As imagens relacionadas no catálogo são uma forma de testemunhar tudo isso.

A participação dos alunos de Campo Grande

A ideia de participar do concurso e o estímulo surgiram da professora Eliane Paulino e foi abraçada pela professora Renata Damus, de Oficina de Arte e Cultura. As fotografias dos alunos Daniel Caçador Soares Queiroz, José Alexandre Steinle Melo e Raquel Diniz de Camargo da 1ª série do Ensino Médio foram produzidas a partir de um trabalho colaborativo, em grupo, em que cada um idealizou e as realizou. No entanto, apenas o nome do fotógrafo principal foi inscrito no concurso.

Os grupos foram compostos por:

  • Fotografia de Daniel: Daniel Caçador, Vitor Alexandre e Lourenzo Matos.
  • Fotografias de José e Raquel: José Alexandre Melo, Raquel Diniz, Rebeca Félix e Camila Gayoso.

O catálogo de fotografias do concurso pode ser visto no link https://museocasadonbosco.org/online-il-catalogo-delle-fotografie-del-concorso-il-sogno-di-don-bosco-oggi/.

O catálogo foi criado com o objetivo de valorizar todas as fotografias apresentadas, tanto as vencedoras quanto aquelas que não foram selecionadas para a exposição temporária. Ele inclui imagens enviadas de diversas partes do mundo. “Os alunos do Colégio Dom Bosco são os únicos brasileiros cujas fotografias estão divulgadas no Catálogo, e isso é motivo de imenso orgulho não só para nossa escola mas para toda a comunidade”, relata a orientadora do projeto.

A professora Renata Damus ressaltou a importância dessa experiência para os alunos. “A participação no concurso permitiu aos estudantes explorarem sua criatividade e colaborar em um projeto internacional, ampliando seus horizontes culturais e artísticos”, declarou.

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Campo Grande, parabeniza seus alunos Daniel Caçador Soares Queiroz, José Alexandre Steinle Melo, Raquel Diniz de Camargo e todos os outros envolvidos por sua dedicação e talento, que levaram o nome do Colégio Dom Bosco a um concurso de relevância global.