Início Comunicação Social Adolescentes e jovens participam de projeto de dança em obras sociais salesianas

Adolescentes e jovens participam de projeto de dança em obras sociais salesianas

78
0

O projeto ‘Circula Hip Hop’ da CIA DE DANÇA BLAOOW chegou aos projetos sociais ‘Casa Dom Bosco’ e ‘Salesianos Ampare’ durante a turnê de um mini-espetáculo de 23 minutos que percorreu diversos pontos de Campo Grande. De acordo com os organizadores, o objetivo do projeto foi propagar a cultura e as vertentes pertencentes a essa linguagem de Dança para o público jovem e periférico por sua representatividade histórica.

O ‘Salesianos Ampare’ recebe e apoia projeto de dança, que leva às crianças e adolescentes atividades do universo do Hip Hop, tais como: roda de conversa sobre a dança, cultura Hip Hop e as Danças Urbanas, apresentação do espetáculo (com uma cypher – roda de dança – tendo a participação dos alunos), uma aula com fundamentos que foram usados no espetáculo e um corredor da dança, para vivenciar tudo que foi visto na ação.

CIA DE DANÇA BLAOOW — Inicialmente como grupo de dança, a Cia foi formada em 2015 na Competição de Dança dos III Jogos Universitários Unigran Capital – JUCA. No mesmo ano, a Cia criou seu Projeto de Extensão em Danças Urbanas no Centro Universitário Unigran Capital. Já ministrou Workshop de Danças Urbanas, participou de sarais, festivais de dança e da cultura em geral, ações sociais, mostras de dança e como convidados em outras solenidades. Em 2020 mudou o nome de Grupo Blaoow, para Cia de Dança Blaoow, para iniciar uma caminhada profissional para suas integrantes tornando uma Companhia de Dança de Rua feminina.

Como nova proposta, criaram a versão teen da companhia, formada por adolescentes (alunas destaques em projetos sociais ou escolares, em que cada integrante do elenco adulto trabalha como professora), trazendo profissionalismo para algumas dessas meninas, que estão próximas de completar 18 anos. Desde então, a companhia está em busca de convites e oportunidades para mostrar o elenco teen em novos trabalhos, nessa vertente das danças urbanas, a fim de montar o portfólio com elas e currículo artístico também. “Somos um grupo de mulheres, tanto do Blaoow Teen quanto da CIA, para trabalhar as vozes femininas, as nossas lutas e trazer empoderamento, tanto para as adolescentes que estão iniciando agora a vida, e também para as pessoas que vão nos assistir”, afirma Taynara Freitas, diretora da Cia de Dança Blaoow.

Ainda para este ano, a Cia de Dança está com projeto encaminhado juntamente com o Salesianos Ampare e o projeto “Coca-cola Ritmos das Fases”, em que farão a 1° Mostra de Dança das OSCs (Organizações da Sociedade Civil), no qual darão uma oportunidade a outros projetos sociais, apresentarem seus trabalhos de dança, em um evento elaborado e produzido pela Cia de Dança Blaoow. A realização está prevista para o mês de novembro.

 

Com a colaboração de: Ana Cristina de Carvalho