Início Comunicação Social Acadêmicos de Enfermagem do UniSALESIANO- Lins fazem exercício simulado de atendimento a...

Acadêmicos de Enfermagem do UniSALESIANO- Lins fazem exercício simulado de atendimento a acidente.

51
0

A terceira simulação realística do curso de Enfermagem foi realizada na noite de segunda-feira (25) em frente ao UniSALESIANO. Na ação, estavam presentes a coordenadora do curso Profa. Helena Ayako Mukai, além de docentes de diversos cursos.

Na ocasião, foi simulado um atendimento a múltiplas vítimas de um acidente envolvendo um ônibus, três carros e três motos, no qual os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática a técnica do método START.

O método START foi idealizado para triagem simples com rápido tratamento. Nela, os acadêmicos tinham a responsabilidade de triar as vítimas de acordo com sua gravidade, atribuindo uma cor para sinalizar essa condição. As responsabilidades foram atribuídas de acordo com o nível de formação dos envolvidos. Sob supervisão do Prof. Me. Paulo Fernando Barcelos Borges, os discentes do quarto ano, na disciplina de Estágio Supervisionado I foram responsáveis pelo gerenciamento da atividade. Todo planejamento, organização e treinamento dos demais semestres foram realizados por eles mesmos. Os alunos do terceiro ano, que estão cursando a disciplina de Enfermagem em Urgência e Emergência assumiram a parte prática da triagem. Nela, foram realizadas a triagem, a imobilização e remoção das vítimas para respectivas lonas. Os acadêmicos do segundo ano atuaram como vítimas, simulando sinais e sintomas de acordo com o quadro clínico atribuído previamente.

A atividade acontece pelo terceiro ano consecutivo, e já faz parte das ações do curso de Enfermagem no contexto de fortalecer a formação voltada também às competências técnicas dos graduandos. “Os alunos têm a possibilidade de viver a adrenalina de colocar em prática a ciência enfermagem num contexto extremamente real, o que estimula a capacidade de tomar decisões num cenário potencialmente crítico”, afirma o professor Paulo Borges, responsável pela atividade.

A avaliação realizada pelos alunos comprova a efetividade desta ação e, segundo a graduanda do terceiro ano, Isana Rodrigues, a participação é muito gratificante. “Mesmo sendo apenas um simulado, a adrenalina, a emoção, a responsabilidade de estar ali e ajudar no resgate, sabendo como fazer, e o que fazer, se traduz em apenas um sentimento: gratidão ”, afirmou.  A aluna Késia Priscila, do quarto ano, também demonstrou satisfação ao participar da ação. “Fazer parte deste trabalho foi maravilhoso, pois colocamos nossos conhecimentos em prática. Não há satisfação maior”, declarou.

Segundo a coordenadora do curso de enfermagem, Helena Ayako Mukai, é gratificante verificar o estímulo que os docentes oferecem aos acadêmicos, mobilizando-os em um protagonismo na busca do conhecimento. “A simulação realística, como metodologia inovadora, influencia na qualidade da aprendizagem em enfermagem, especialmente no que diz respeito a uma formação consolidada em padrões de segurança, eficiência e qualidade. E é o que o curso de Enfermagem do UniSALESIANO oferece para a formação de profissionais competentes ”, declarou.

 

Maria Júlia – UniSALESIANO/Lins