Início Comunicação Social A festa litúrgica de São José marca também o dia do Salesiano...

A festa litúrgica de São José marca também o dia do Salesiano Irmão

95
0

Desde a Fundação da Congregação, Dom Bosco identificou a importância dos leigos consagrados para sua missão. O salesiano irmão, outrora chamado ‘coadjutor’, é aquele que decide responder à sua vocação de cristão, abraçando fielmente o seu batismo, tornando-se assim radical seguidor do Evangelho. E, dessa forma, adere plenamente ao seu batismo e às consequências que ele traz em sua vida: o “querigma”, que é o anúncio do Evangelho, a “diaconia”, que significa o serviço ao próximo, a “koinonia”, que se baseia no amor ao próximo como a si mesmo, e a “martiria”, ou seja, o amor até às últimas consequências.

Dom Bosco era muito devoto de São José e, vendo a importância do trabalho, presença e oração dos leigos consagrados na obra salesiana, quis que o Santo pai adotivo de Jesus Cristo fosse o patrono da vocação dos “coadjutores salesianos”. O chefe da Sagrada Família, desempenhou, junto de Jesus e de Maria, funções especiais de importância fundamental. As mesmas funções, sem tirar nem pôr, continua ele, o maior dos Santos, a desempenhá-las junto do Corpo Místico de Jesus e da Mãe deste Corpo. Auxilia a existência e a atividade da Igreja e, por consequência, da Congregação Salesiana. Tradicionalmente, celebra-se o “Dia do Salesiano Irmão”, na festa litúrgica de São José.

No curatorium do pós-noviciado, Instituto Salesiano São Vicente, em Campo Grande, a oração das laudes desta sexta-feira teve a solene participação dos 9 salesianos irmãos em formação da casa, que foram homenageados pelo seu dia.