Início Formação “A Familiaridade e o Afeto no Centro das Atividades” é tema do...

“A Familiaridade e o Afeto no Centro das Atividades” é tema do encontro das famílias em Indápolis

29
0
Famílias dos pré-noviços realizam encontro em Indápolis. Foto: Divulgação

A comunidade do Pré-noviciado salesiano em Indápolis viveu um final de semana marcado por momentos de grande reflexão, durante o encontro das famílias dos pré-noviços. O evento teve como tema central “A familiaridade gera o afeto e o afeto produz a confiança”, promovendo laços ainda mais estreitos entre os familiares e os formandos.

O encontro foi marcado por um ambiente descontraído e afetuoso desde o início, com as calorosas boas-vindas feitas pelo diretor da casa, P. Adalberto de Jesus, que expressou profunda gratidão pela presença dos familiares e pelo esforço em estarem presentes nesse momento significativo.

A Drª Zélia Akemi, psicóloga responsável na formação salesiana, abordou o tema das “Relações familiares”. De forma simples, mas profundamente impactante, a psicóloga ressaltou a importância das relações entre pais e formandos. A dinâmica da “árvore genealógica” adicionou uma camada de compreensão ainda mais profunda a essa discussão.

No período após o almoço, o pároco da presença salesiana, P. Welinton da Costa conduziu uma reflexão sobre o “Carisma Salesiano”, ressaltando os valores e princípios fundamentais que orientam a formação salesiana. O encerramento da tarde ficou por conta do P. Adalberto, que expôs aos pais o “processo formativo Salesiano”. Esse momento proporcionou uma oportunidade valiosa para os pais esclarecerem todas as suas dúvidas sobre os próximos passos na jornada formativa de seus filhos. A abordagem salesiana enfatiza a importância das “três mesas” em uma casa formativa: a mesa do estudo, a mesa da Eucaristia e a mesa do refeitório.

O ponto alto do encontro foi a celebração da Eucaristia em honra à Natividade de Nossa Senhora, presidida pelo diretor da casa, P. Adalberto. A celebração reforçou os valores e a espiritualidade que permeiam a formação salesiana.

Após o jantar, houve um momento de convívio com a ADMA (Associação de Maria Auxiliadora) local, que incluiu a recitação do terço e momentos de confraternização.

No último dia do encontro, o Tirocinante Joshua Ribeiro proporcionou aos participantes a oportunidade de assistir ao filme “DOM BOSCO”, que resgata a história do fundador da congregação salesiana. A programação culminou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo P. Weliton e concelebrada pelo confessor da casa, P. Giulio Boffi, pelo ecônomo, P. José Benito e pelo diretor P. Adalberto.

Após a celebração da Santa Missa, os participantes desfrutaram de um almoço de encerramento, encerrando assim um encontro repleto de significado e fortalecimento dos laços familiares e espirituais.

Esse evento destacou a importância da comunidade, da espiritualidade salesiana e do apoio das famílias na formação dos pré-noviços, reforçando o compromisso da congregação salesiana em moldar jovens comprometidos e guiados pelos princípios de Dom Bosco.