Início Comunicação Social Projeto AMA realiza visitas às aldeias de Campinápolis

Projeto AMA realiza visitas às aldeias de Campinápolis

58
0

O projeto Assistência Missionária Ambulante (AMA) é um departamento da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG), que visa dar suporte técnico ao trabalho dos salesianos que atuam nas missões com os povos indígenas, de modo especial com as etnias xavante e bororo. O grupo de trabalho do projeto AMA é liderado pelos Salesianos Irmãos Alois Würstle e Mario Bordignon e pelo técnico Osmar Paulino Bezerra Guarienti .

Nesta semana, o Mestre Alois Würstle esteve nas comunidades indígenas do município de Campinápolis (MT), onde será feita a perfuração de poços de água no próximo mês de agosto.

O projeto AMA teve início na década de ‘70, inicialmente com o nome de Ajuda Motorizada da Amazônia legal. Nessa época, veículos militares doados pela Suíça foram utilizados principalmente na construção de estradas e pontes nas estradas das três missões atendidas pelos salesianos: Meruri, São Marcos, Sangradouro.

Após 10 anos, com o término do convênio com a Suíça, a MSMT optou por dar continuidade ao projeto com recursos próprios e ajuda de benfeitores da Alemanha, Itália, Estados Unidos, Espanha e Suíça. Embora tenha continuado com a mesma sigla, o significado de AMA passou a ser Assistência Missionária Ambulante.

O projeto AMA continua fornecendo apoio aos missionários na manutenção de máquinas, na construção e manutenção de usinas hidroelétricas e mais recentemente está mais empenhado na construção de poços para levar água potável às diversas aldeias da região que sofrem com a falta de água ou que consomem águas contaminadas.